6 dicas para preparar o pão de queijo perfeito

No dia 17 de agosto é comemorado o Dia do Pão de Queijo e neste post, você confere dicas para preparar o pão de queijo perfeito em casa!

Pães e massas

Atualizado em 17/08/2021

Como preparar o pão de queijo perfeito

A culinária brasileira não é brincadeira, cada região possui uma tradição gastronômica própria, que marca a cultura de cada local. Por sorte o Brasil é muito grande, o que faz a gente ser um país com uma culinária bem diversa e por conta da grande migração de pessoas, essas tradições culinárias, que muitas vezes estão ligadas a uma única região, passaram a ser conhecidas em outros lugares do país, e até do mundo.

Um grande exemplo de uma comida típica que ficou super conhecida em todo o Brasil é o pão de queijo.

O pão de queijo é tipicamente mineiro e diga-se de passagem, Minas Gerais está de parabéns quando o assunto é gastronomia. Esse pãozinho crocante e macio ao mesmo tempo, faz tanto sucesso que ganhou até data comemorativa, 17 de agosto.

Para comemorar esse dia do jeito certo, tomando um bom café com um pão de queijo saindo quentinho do forno, separamos algumas dicas para preparar o pão de queijo perfeito em casa!

1 – Preparo

Você sabe o que é mise en place?

É um termo muito utilizado na gastronomia, que nada mais é do que um jeito francês para falar “ pôr em ordem, fazer a disposição”. Essa é aquela etapa clássica de separar todos os ingredientes que serão usados durante o preparo da receita. Essa preparação vai ajudar você a não esquecer nenhum ingrediente e também a manter tudo em ordem durante o preparo.

Essa é a primeira das 6 dicas para preparar o pão de queijo perfeito: organize os ingredientes. Esta dica também vale para aquele momento em que você está apenas pensando em preparar uma receita, assim, você otimiza o seu tempo na hora de fazer as compras e evita o desperdício de ingredientes, pois ninguém merece perceber que esqueceu um ingrediente no meio da receita.

2 – Polvilho

Dicas para preparar o pão de queijo perfeito

O polvilho é uma das grandes estrelas da receita do pão de queijo, já que cada tipo de polvilho é responsável por mudar o resultado final:

  • Polvilho doce: O pão de queijo feito com polvilho doce vai ter uma casquinha mais dura e seu recheio vai ser mais consistente.
  • Polvilho azedo: O pão de queijo feito com polvilho azedo vai ser mais crocante e macio.

Escolha usar o polvilho que traga o resultado que desejar, mas o ideal mesmo é utilizar os dois tipos misturados.

3- Queijo

Se o polvilho é uma das estrelas do pão de queijo, o queijo é a grande estrela e o principal ingrediente desta receita, então logo surge a dúvida: Qual queijo usar?

  • Queijo fresco: o queijo fresco deixa o pão de queijo com a massa mais densa. Caso você escolha usar esse queijo não rale, quebre ele em pedaços e misture com a massa 
  • Queijo meia cura: o queijo meia cura é aquele queijo que tem uma casca bem dura e o mais usado para fazer pão de queijo. Busque por queijos com pelo menos 20 dias de maturação, e esse sim, deve ser ralado para misturar com a massa.

4 – Líquidos

A quarta das 06 dicas para preparar o pão de queijo perfeito é estar atento aos líquidos. Há certos tipos de líquidos que precisam estar bem aquecidos. A alta temperatura permite que os ingredientes se misturem facilmente e a massa se expanda ainda mais.

Quando se trata dos líquidos, o leite deve estar em temperatura ambiente, nunca gelado e se possível, dê preferência para o leite integral. Tenha atenção com a água e o óleo, esses sim precisam ser aquecidos.

5 – Ingredientes

O pão de queijo é daquelas receitas na qual os ingredientes foram mudando com o decorrer do tempo, então você pode achar ingredientes diferentes para um mesmo pão de queijo porém tem aqueles que deixam o seu pãozinho mais saboroso:

  • Se possível, use ovos caipira para dar um toque especial na massa;
  • Na gordura, prefira utilizar manteiga no lugar o óleo;

Ah! Vale lembrar que a qualidade dos ingredientes influencia muito no resultado final.

6 – Congelar

Se empolgou e acabou fazendo muito pão de queijo, não tem problema, é só você congelar.

Molde as bolinhas, coloque em uma assadeira e leve ao congelador. Quando estiverem firmes coloque em um saco e pronto. Na hora de descongelar, basta pré-aquecer o forno em 180ºC e levar os pães direto do congelador para o forno e pronto. Tente consumir os pães de queijo congelados em até 3 meses. Mas vamos combinar, esta tarefa não é nada difícil, não é mesmo? rsrsrs.

Conclusão

Ao longo deste post, você pode conferir várias dicas para preparar o pão de queijo perfeito!

Agora que você já viu as dicas de como deixar o seu pão de queijo mais gostoso, é só aproveitar essas 8 receitas de pão de queijo que vão surpreender o seu paladar.

Coloca o pão de queijo no forno e chama um amigo para prosear sô! Ou compartilhe este post em suas redes sociais, assim seus amigos também vão poder conferir as 06 dicas para preparar o pão de queijo perfeito!

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

4 comentários

Deixe uma resposta