Dica de culinária: como cuidar do seu micro-ondas para ele durar mais

Você também não consegue mais viver sem seu micro-ondas e pretende não gastar com assistência por algum tempo? Então confira essas dicas práticas.

Dicas de culinária

Atualizado em 24/02/2023

micro-ondas sendo limpado

Ultimamente, a pessoa que consegue passar uma semana toda sem usar o micro-ondas merece ser nomeado um guerreiro digno de premiação!

O eletrodoméstico teve sua invenção em 1946 e atualmente é uma ferramenta indispensável nas casas de todo o mundo.

Facilitando a vida de todos, conseguimos preparar receitas e esquentar pratos de maneira eficiente, demandando poucos segundos do nosso dia.

Por ser tão prático e usarmos muitas vezes na semana, ou até mesmo no dia, o micro-ondas acaba ficando com marcas de uso, gordura espalhada e sujeiras respingadas, o que acaba danificando o tão amado eletrodoméstico.

Sendo assim, preparamos algumas dicas para você cuidar do seu micro-ondas e fazer ele durar por anos, sem te deixar na mão.

Costumes que danificam o micro-ondas

Utensílios de metais

Nunca é demais lembrar quando algo pode ser prejudicial não só para o aparelho, como para a segurança de todos da sua casa.

Por isso, lembre-se: metais jamais devem ser colocados para aquecer, pois podem começar um incêndio. 

Lembra aquelas peças de jantar que são antigas e com desenhos? Para a pintura delas, muitas vezes, eram usados alguns metais, o que também pode causar algumas faíscas.

Fonte: Imóvel web.

Papel alumínio

Como também é um metal, quando aquecido, pode trazer algumas dores de cabeça. Por isso, se for preciso usar, prefira substituir por plástico filme aderente, ele cumpre a mesma função, mas mantendo a segurança de todos.

Fonte: Imóvel web.

Alguns alimentos

colocando alimento no micro-ondas
Foto: Divulgação/Uol

Apesar de acharmos que tudo pode ser aquecido no nosso equipamento amigo de todas as horas, alguns alimentos é melhor serem evitados:

  • Pimentões e/ou pimentas: quando desidratados no micro-ondas, liberam uma substância que irrita os olhos e a garganta.
  • Batata inglesa e doce, se não furar a casca, correm risco de explodir.

Fonte: Imóvel web.

Ligá-lo vazio

É normal haver um engano, achar que está aquecendo o prato, mas, na verdade, o micro-ondas está vazio. Ao perceber, desligue na mesma hora, pois, esse processo faz com que o seu eletrodoméstico absorva a sua própria energia e pare de funcionar.

Isso não acontece quando tem algo de fato sendo aquecido devido aos alimentos possuírem água em sua composição, ela interage bem com as ondas emitidas.

Fonte: Tudo por e-mail.

Embalagens grandes

Antes de ligar seu micro-ondas, certifique-se que a embalagem que será aquecida cabe e consegue rodar adequadamente, caso ela seja maior do que o recomendado, ela irá parar e, em alguns casos — como o pacote de pipoca —, pode pegar fogo.

Molhar o painel 

Ao fazer a limpeza externa, tome cuidado com o painel digital, espirrar diretamente a água ou o produto de limpeza que estiver usando pode ser prejudicial e passar a não aceitar os comandos.

Produtos de limpeza

produtos de limpeza
Foto: Divulgação/Ellie Burgin – via Pexels

Alguns produtos químicos, como o cloro, podem ficar retidos nas cantinhos, por isso, além de danificar o material, pode contaminar seus alimentos, fazendo mal a você e seu micro-ondas. 

Fonte: Revista Casa e Jardim.

Como fazer a limpeza

Além de evitar alguns costumes e mudar outros, é preciso cuidar adequadamente da limpeza do seu eletrodoméstico, o ideal é limpá-lo pelo menos uma vez na semana. Agora, veja 3 diferentes modos de deixar seu micro-ondas higienizado.

Antes de começar, é importante atentar-se a alguns pontos, como as receitas caseiras vistas em muitos sites, recomendamos que não seja feita a mistura de muitos produtos de limpeza, visto que pode ocorrer alguma reação química capaz de fazer mal à sua saúde.

limpando o micro-ondas
Foto: Divulgação/Receitinhas

Desengordurante

Por, muitas vezes, aquecermos pratos prontos e sem tampa, a gordura dos alimentos podem respingar por todo o interior do seu eletro, além disso, devido à temperatura que pode chegar, se não for retirada essa gordura, possivelmente haverá a alteração de cor do material, ficando em um aspecto amarelado.

Sendo assim, escolha um desengordurante potente, borrife, deixe agir por alguns segundos e passe a parte amarela da esponja de lavar louças, em seguida, seque com um pano.

Fonte: UAU Ingleza.

Vinagre e água

Se, por acaso, você tem alergia a alguns produtos de limpeza ou acabou o seu desengordurante, siga esse passo a passo e ele ficará brilhando!

  • Encha de água um pequeno refratário de vidro ou louça e adicione 1 colher de vinagre.
  • Leve ao micro-ondas com a potência máxima e deixe aquecer por 5 minutos.
  • Ao finalizar esse tempo, deixe a sua mistura descansar por mais 3 minutos.
  • Após, a sujeira ficará amolecida, então passe um papel-toalha ou um pano seco e limpo.

Fonte: Consul.

Limpeza com limão

  • Corte um limão ao meio e leve a um prato de sobremesa, com as metades viradas para baixo. Adicione uma colher de sopa de água.
  • Leve ao micro-ondas por 1 minuto na potência máxima.
  • Em seguida, passe um papel-toalha ou pano limpo.

Fonte: Consul.

Limpeza externa

A parte de fora também é importante limpar com frequência, pois está exposta constantemente, acumulando poeira e gordura do preparo das refeições.

Por isso, use um pano úmido com detergente e seque com um pano seco ou papel-toalha. 

Lembre-se: o painel não pode ser molhado, prefira apenas passar um pano seco.

Fonte: Consul.

Dicas extras

  • Deixe seu micro-ondas bem arejado, é importante que todas as saídas de ar estejam livres, então evite deixar a parte de trás muito próxima da parede, por aquecer, pode gerar riscos.
  • Após usar, deixe a porta aberta por pelo menos 10 minutos para que saia todo o vapor. Isso evitará que acumule água no interior e comece a enferrujar alguns pontos.

Conclusão

É impossível ficar sem o micro-ondas nos ajudando a realizar pequenas tarefas do dia a dia, como esquentar um almoço em apenas 2 minutos ou descongelar um prato para uma refeição.

Por isso, é importante que ele tenha uma vida útil de muitos anos, afinal, ninguém deseja gastar com um eletrodoméstico novo ou em assistência com frequência.

Essas dicas foram úteis para você? Se sim, envie para ajudar um amigo ou amiga, e não esqueça de conferir quais utensílios você pode usar sem medo no seu micro-ondas!

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta