7 ingredientes para gourmetizar o café tradicional

Quer deixar o café do dia a dia mais atrativo e saboroso? Conheça 07 ingredientes que vão deixar a sua bebida ainda mais bonita e gostosa!

Bebidas e drinks

Atualizado em 24/05/2022

Ingredientes para gourmetizar o café tradicional

Uma bebida tipicamente brasileira que caiu no gosto popular e hoje tem um lugarzinho especial no coração das pessoas. Sim, estamos falando do café! Em um país tropical com clima bem variado, com regiões frias e mais quentes, o café se adaptou para estar presente em todas as estações do ano.

Tem quem goste dessa bebida pura, quem apenas toma na correria, tem também os que degustam e os que a reinventam a cada dia. Gelado ou quente, com leite ou puro, com açúcar ou sem… são inúmeras as formas de servir o café!

E se você, assim como nós, gosta de inovar na cozinha e experimentar coisas diferentes de forma prática, separamos alguns ingredientes que são ótimos para deixar aquele café tradicional ainda mais especial e até gourmet! 

Gostou? Então já coloca a água para ferver, prepara o pó do café e separa a xícara!

Chantilly ou ChantiNinho

Quem gosta de visitar cafeterias já deve estar acostumado com esse item! O chantilly se tornou um ingrediente chave para tornar o café tradicional em uma bebida gourmet ainda mais deliciosa. Seu sabor doce equilibra o amargor do café e sua textura se mistura a ponto de fazer uma combinação perfeita e harmoniosa! O melhor? É algo simples de fazer em casa e poder aproveitar sem precisar sair. 

Marshmallow

Café com Marshamallow
Foto: Divulgação/Revista Cafeicultura

Quem olha para o marshmallow, já lembra daquelas fotos “instagramáveis” ou aqueles filmes norte-americanos – afinal, ele é muito comum nos países do Hemisfério Norte. E essa combinação, não tão comum assim no Brasil, é ótima para inovar na cozinha: um ingrediente doce, com textura macia que incorpora ao saboroso aroma do café. A vantagem do marshmallow é ser um ingrediente simples e fácil de encontrar em mercados ou lojas de doces.

Chocolate

Café com chocolate
Foto: Divulgação/Territórios Gastronômicos

Em gotas, em barra ou em pó, o chocolate pode ser acrescentado ao café de inúmeras maneiras. Café com leite misturado com achocolatado em pó, café preto bem quentinho jogado em cima de um chocolate em barra… Seja apenas para quebrar o amargor do café ou mesmo tornar a bebida doce, é um ótimo ingrediente para inovar por conta de sua simplicidade.

Sorvete

Foto: Divulgação/Receitas Nestlé

Para um país de clima quente, tornar o café, que é tradicionalmente quente, uma bebida gelada, ainda divide muitos gostos. Mas, temos que admitir que essa mudança traz combinações incríveis: como misturar café e sorvete. Normalmente utilizando sorvete de baunilha, que é a base de leite, cria-se uma bebida deliciosamente cremosa!

Nutella

Foto: Divulgação/Pinterest

Muito queridinha pelos brasileiros, a Nutella é uma participante muito comum em bebidas ou pratos doces gourmet. Por ser um creme de avelã com sabor muito característico, é famosa e muito requisitada! E por ser uma das paixões dos brasileiros, por que não juntar com o café? Essa mistura resulta em uma combinação de amores, com sabor equilibrado e aroma único!

Canela

Não podemos esquecer do charme da canela! Um ingrediente coringa para tantas receitas e que é também a peça chave para deixar o café com aquele gosto gourmet sem precisar sair de casa.

Gelo

Foto: Divulgação/Review Café

Gelo no café, pode isso? Até parece estranho por não ser tão comum, mas é um item chave para realçar o sabor do café de um modo diferente e refrescante. Ideal para os dias quentes de verão, em que nós – amantes de café – podemos continuar aproveitando a bebida sem deixar ela de lado.

Conclusão

Se você estava com dúvida sobre como inovar de forma criativa no preparo do seu café, esperamos que essas dicas saborosas te ajudem a deixar esse momento rotineiro em algo marcante e especial!

Separamos estes 7 ingredientes indo do tradicional às tendências atuais para você abrir sua mente e se deliciar testando as opções.

E se assim como a gente, você também ama café, aproveita para conferir este post: 06 receitas incríveis de sobremesa que levam café no preparo!

Gostou deste post? Aproveite para compartilhar esse post com aquele seu amigo que é apaixonado por café também!

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta