Dia Nacional do Café: 6 receitas incríveis de sobremesas que levam café no preparo

O café é uma bebida amada pelos brasileiros e que pode ser saboreada de diversas formas. Neste post, você confere 6 receitas de sobremesas que levam café no preparo

Bolos e tortas doces

Atualizado em 20/05/2022

Sobremesas que levam café no preparo

O café é aquela bebida que faz parte do dia a dia do brasileiro. Há quem diga, que o dia só começa depois do cafézinho.

Ele é tão amado, que tem um dia só dele! No dia 24 de maio é comemorado o Dia Nacional do Café. E fica fácil entender as motivações, que fazem deste dia, o Dia do Café. Dados da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café) revelam que o Brasil é o segundo maior consumidor de café no mundo. Em 2021, o Brasil consumiu 21,5 milhões de sacas de 60kg. Olhando assim, o número parece assustador, não é mesmo? E nós entenderemos, se neste momento você estiver calculando quantos cafezinhos foram tomados no último ano.

E motivado pelo seu amor pelo café e para comemorar a data da melhor forma possível: saboreando um belo café. No blog do Cooky, você vai conferir uma série de sobremesas que levam café no preparo! Isso mesmo, você verá que é possível degustar o café através de deliciosos pratos!

Então, chega de conversa e vamos às receitas que vão te deixar com água na boca! 

Bolo de café com chocolate

Bolo de café com chocolate

Ingredientes:

  • 3 unidades de ovos
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 e 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de leite integral
  • 1/2 xícara de óleo
  • 1 e 1/2 colher de sopa de café em pó
  • 1/2 xícara de achocolatado em pó
  • 1 colher de sopa de fermento
  • Gotas de chocolate a gosto

Modo de preparo:

1. Prepare o forno pré-aquecido em 180ºC

2. Unte a forma com óleo e achocolatado* e reserve.

3. Com uma batedeira e em um recipiente à parte, misture a clara dos ovos até ficar “clara em neve” e reserve.

4. Em outro recipiente misture a gema dos ovos, o açúcar, o leite e o óleo. Acrescente os ingredientes aos poucos e já misturando com o auxílio de uma batedeira.

5. Adicione a farinha de trigo e continue mexendo para não empelotar. Quando a massa estiver homogênea, acrescente o café e o achocolatado.

6. Adicione as claras em neve à massa formada no item anterior. Misture devagar até ficar com aspecto de “aerada”.

7. Acrescente por último o fermento e mexa levemente, usando sempre o mesmo sentido, até incorporar na mistura.

8. Coloque a massa na forma já untada e acrescente as gotas de chocolate em cima para decorar.

9. Leve ao forno por 45min. ou até furá-lo com um palito e ele não vir com resquícios da massa.

*Observação: Untar a forma com achocolatado permite que o bolo não fique com aspecto esbranquiçado causado pela farinha de trigo.

Mousse de café

Mousse de café

Ingredientes:

  • 6 colheres de sopa de água
  • 1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12g)
  • ½ xícara de chá de leite integral
  • 2 colheres de sopa de café solúvel
  • 1 lata de leite condensado (395g)
  • 3 claras
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • Raspas de chocolate meio-amargo para decorar

Modo de preparo:

  1. Em um recipiente, junte à gelatina a água e leve ao fogo em banho-maria até dissolver.
  2. Em um liquidificador, bata o leite integral, o café solúvel, o leite condensado e a gelatina dissolvida até ficar homogêneo. Reserve.
  3. Em uma panela média, misture bem as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo vigorosamente sem parar por cerca de 3 minutos, tirando a panela do fogo por alguns instantes a cada minuto, continuando a mexer, para não cozinhar.
  4. Transfira para uma batedeira e bata até dobrar de volume.
  5. Incorpore delicadamente ao creme reservado, distribua em taças de sobremesa e leve à geladeira.
  6. Sirva com as raspas de chocolate meio-amargo.
  7. Dica: se preferir, você pode dissolver a gelatina no micro-ondas. É só acrescentar 5 colheres de sopa de água, misturar bem e levar ao micro-ondas por cerca de 15 segundos em potência média.

Fonte: Receitas Nestlé.

Pavê com café

O pavê é um doce que caiu nas graças do brasileiro. Ele é uma sobremesa super versátil e que permite uma série de combinações, inclusive, é possível preparar um delicioso pavê utilizando o café. Neste vídeo, você confere o passo a passo de como preparar o pavê, que além do café coado, também leva chocolate, biscoito champanhe e conhaque. Pelos ingredientes, é possível perceber que este pavê proporcionará uma verdadeira explosão de sabores na sua boca.

Panna Cotta de café

A panna cotta é um sobremesa de origem italiana que tem em sua base, nata, açúcar, gelatina e especiarias. Mas desta vez, a chef de cozinha, Rita Lobo mostra que é possível deixar essa sobremesa tão tradicional na Itália em um prato ainda mais gostoso. Nesta receita, ela utiliza o café solúvel, que você deve ter em casa para preparar um prato que é doce na medida certa. Confira o vídeo e aprenda a preparar uma deliciosa panna cotta de café agora mesmo!

Bolo mousse de cappuccino 

A culinária é mesmo impressionante. Se mousse e bolo já são dois pratos deliciosos, quando consumidos separadamente, imagina só esta combinação de bolo e mousse em uma só receita. E para dar um toque mais que especial ao bolo mousse, ela leva ingredientes como canela, cacau, café e chocolate ao leite. Uma das vantagens deste preparo, é que a massa é feita usando apenas o liquidificador e a mousse não leva gelatina em sua receita. Ficou curiosa? Assista o vídeo e veja como preparar essa sobremesa dos deuses.

Tiramisù: uma das sobremesas que levam café no preparo

O tiramisù é a última receita deste post que reúne as melhores sobremesas que levam café no preparo para você degustar no conforto do seu lar. Ela que também é uma receita de origem italiana precisou passar por modificações depois que chegou ao Brasil. Originalmente, o tiramisù leva mascarpone no preparo, mas para facilitar a execução deste prato, neste vídeo, você verá que é possível substituir o mascarpone por cream cheese e ainda assim ter um doce, que é de encantar qualquer paladar. Confira a receita: 

Conclusão

Ao longo deste post, você pôde acompanhar 6 receitas de sobremesas super saborosas e que levam café no preparo. Assim, você pode degustar um delicioso café de uma forma super saborosa e inovadora. E aí, já sabe qual dessas receitas você pretende preparar? Conta para a gente nos comentários! Vamos amar saber a sua opinião.

E se você é do time que até ficou com vontade de se deliciar com cada um desses pratos, mas a vontade de ir para cozinha prepará-los ainda não apareceu. Tudo bem, a gente te entende. 

Enquanto isso, que tal aproveitar para conferir este post: Dia do Café: 7 receitas para saborear esta bebida. Assim, você poderá deixar sua bebida mais saborosa.

E aí, gostou deste post? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Até a próxima! 

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta