5 receitas práticas com chocolate para fazer uma renda extra

Descubra 5 receitas práticas com para fazer no Dia do Chocolate e ainda ganhar uma renda extra. Surpreenda-se com essas ideias e dicas que vão te conquistar!

Bolos e tortas doces

Atualizado em 07/07/2023

Receita com chocolate

Tem algo mais inspirador do que falar sobre chocolate? Se sim, nós desconhecemos. Por isso, caso queira fazer uma renda extra, vamos aproveitar o Dia Mundial do Chocolate, 7 de julho, para dar início a essa missão.

Mas antes, você precisa ficar integralmente por dentro do seu negócio, e, se a sua intenção é comercializar um dos doces mais amados do mundo, você está no lugar certo, pois iniciaremos as melhores dicas contando a doce história do chocolate.

Desde suas origens e descoberta, o chocolate tem sido uma paixão que atravessa séculos e fronteiras, dando início na Mesoamérica, atual México. Lá, foram encontradas as primeiras plantas de cacau, sendo os Olmecas os pioneiros em transformá-las em chocolate, mas, naquele tempo, era servido como uma bebida durante rituais e como remédio (agora deu vontade de viver naquela época, né?).

Depois de muito rodar entre os povos maias e astecas, cada um consumindo de acordo com suas culturas, o cacau chega na Espanha através de um explorador que estava aqui na América Latina atrás de riquezas.

Após introduzir as sementes em sua terra natal, começaram a misturar com mel e açúcar, tirando o amargo natural do cacau e ficando rapidamente muito popular entre os mais ricos.

Quase um século depois, o chocolate foi açucarando todos os países europeus. Mas, graças à Revolução Industrial, chegamos à era moderna do nosso doce favorito.

Agora, a pergunta que não quer calar: quem resiste a essa delícia? A paixão pelo chocolate tem dimensão global, pois ele não é um doce, mas, sim, uma expressão cultural!

Ele está presente em todas as ocasiões, desde aniversários, até momentos em que precisamos de consolo. É o presente perfeito, que demonstra amor e carinho de maneira saborosa. Afinal, quem nunca deu ou recebeu uma barra de chocolate como um gesto de amor?

Como fazer dar certo

Sobram motivos para escolher o chocolate como principal produto do seu negócio, além do amor mundial pelo doce, a sua paixão também precisa ser considerada. Ou seja, nada melhor do que empreender na cozinha preparando algo que possui uma demanda incomparável!

Como o empreendedorismo costuma ser uma tarefa desafiadora (mas com inúmeras recompensas), vamos facilitar para você, deixando esse início ainda mais doce. Confira algumas dicas para a sua produção.

Comece pelo começo!

Pessoa escrevendo em sua agenda
Foto: Divulgação/Karolina Grabowska – via Pexels.

Parece óbvio, mas na empolgação de saber que tem uma possível renda extra para chegar, alguns passos importantes podem passar.

Por isso, comece pesquisando sobre seu mercado, conhecendo seu público, listando qual vai ser o seu diferencial. Quem pode ajudar, é o Sebrae, o maior portal de empreendedorismo do Brasil.

Ingredientes que fazem a diferença

A qualidade do seu produto depende muito dos ingredientes que serão usados, isso quer dizer que investir neles é uma ótima forma de se destacar entre os concorrentes, ser lembrado e ainda ter um sabor que impressiona!

  • Ingredientes frescos fazem a diferença, então garanta que seu fornecedor seja de confiança;
  • Sempre que possível, prefira por ingredientes orgânicos;
  • Tenha certeza que não possui aditivos e conservantes artificiais;
  • Ingredientes da época do ano tendem a ser mais frescor, escolha pelos sazonais;
  • Compre apenas produtos dentro da data de validade.

Use a criatividade e brilhe!

Uma das principais formas de se destacar é definindo sua identidade visual, ou seja, escolhendo um nome e logo que sejam a cara do seu público!

Aliado a isso, tenha em mente que a embalagem é um fator decisivo de compra, deixe a sua mente voar e personalize. Além de gerar mídia espontânea, seu público vai se sentir representado e acolhido.

Sabe quem pode ser seu grande parceiro de ideias? O Pinterest, um site repleto de dicas incríveis.

Dica extra: de início, já crie uma conta na rede social que o seu público está, atualmente, o Instagram pode te ajudar, caso seus clientes tenham entre 18 e 34 anos. Lá, você conseguirá postar sobre seus processos de produção e conquistar mais clientes.

Mão na massa

Vamos adoçar a sua leitura e planejamento? Esse é o momento de se preparar, pois vem receitas boas por aí!

Trufas de chocolate

Muito famosas, as trufas são pequenos bombons de chocolate que podem ser feitos com diferentes sabores e coberturas. São fáceis de preparar e podem ser vendidas em embalagens elegantes.

Brownie

Que atire a primeira pedra quem não acorda desejando por um pedaço delicioso desse diferenciado bolo. Feito com uma base rica de chocolate, possui um interior úmido e uma casquinha crocante em cima. Seja acompanhado por uma xícara de café ou servido com uma bola de sorvete, é uma sobremesa que satisfaz os desejos até do paladar mais criterioso. Colocar ele no seu cardápio será um arraso!

Brigadeiro gourmet

Com sua textura cremosa e sabor irresistível, é um verdadeiro prazer para o paladar. O doce mais famoso do Brasil derrete na boca e é uma paixão nacional (e aclamada mundo afora). Sua simplicidade na preparação e a possibilidade de criar sabores gourmets faz com que seja a escolha perfeita para festas e momentos especiais. O brigadeiro representa o sabor e a alegria da culinária brasileira em apenas uma mordida.

Bombom de morango

A combinação perfeita entre a doçura do chocolate e a acidez dos morangos cria uma explosão de sabores que encanta todos que experimentam. Com sua aparência elegante e sabor irresistível, o bombom de morango é uma opção sofisticada para presentear ou adoçar momentos especiais. Vamos adicionar ao seu cardápio?

Chocolate quente no palito

Essa é a sua hora de inovar! Com essa receita, seus clientes ficarão impressionados. Em um copo de leite quente, seu chocolate irá derreter lentamente, liberando seu sabor e proporcionando um momento único para os amantes de doce. Além disso, combina conveniência e prazer. Aproveite o inverno e veja suas vendas aumentando com o chocolate quente no palito!

Conclusão

Depois de explorarmos a doce história do chocolate e o nosso amor por ele, fica claro que esse alimento é muito mais do que apenas um doce. Ele é fonte de felicidade, reconforto, comemoração e, merecidamente, uma fonte de renda muito valiosa!

Se você gostou desse post e conhece uma pessoa que deseja entrar para o mundo do empreendedorismo, envie para ela, pois uma dica boa é uma dica compartilhada.

Até mais!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta