Linguiça: 10 receitas rápidas e fáceis para ir além do churrasco

A linguiça faz sucesso no churrasco! Mas neste post, você vai conferir 10 receitas que levam linguiça no preparo e podem ser usadas para variar o cardápio do dia a dia.

Churrasco e Grelhados

Atualizado em 27/07/2021

10 receitas com linguiça para ir além do churrasco

A linguiça é uma das estrelas do churrasco. Há quem diga que ela foi criada há mais de 2 mil anos em Portugal, outros dizem que ela foi inventada em Roma. A verdade é que a linguiça foi inventada como forma de conservar melhor os ingredientes.

Na época, como não havia geladeira ou energia elétrica, as pessoas envolviam a carne no sal, como forma de conservá-la. Mais tarde os europeus perceberam que se a linguiça além de envolta no sal e tripa também fosse defumada, ela duraria ainda mais. Ou seja, ela conquistou o paladar de nossos antepassados e hoje está presente nos churrascos ou nos pratos do dia a dia.

No churrasco, a linguiça é geralmente servida como petisco ou entrada. No mercado, existem uma série de variedades da linguiça, a calabresa muito famosa e presente na pizza, mas ainda existe a linguiça toscana, de pernil e frango. Mas além delas, também há açougues e empresas do ramo alimentício que comercializam linguiça recheada, com queijo, pimenta e outros ingredientes. Tudo isso para dar mais sabor a este ingrediente.

Por isso, neste post, você vai conferir uma série de receitas para deixar o seu churrasco ainda mais delicioso ou ainda ir além do churrasco na hora de utilizar a linguiça. 

Linguiça toscana na panela de pressão

Comprou a linguiça e não sabe como preparar? Neste vídeo, você vai aprender a preparar uma deliciosa linguiça toscana na panela de pressão. Para dar mais sabor a linguiça, a Camila Masulo do canal Sal de Flor utilizou a cebola, que durante o processo de cozimento é caramelizada dando um toque especial ao prato. Para acompanhar essa delícia, aposte em arroz branco e salada.

Torta de linguiça

Neste vídeo, o Rodrigo Hilbert do programa Tempero de Família vai te ensinar a preparar uma torta super saborosa, que leva linguiça de frango no preparo. A massa é feita no liquidificador. Depois de pronta a massa e o recheio, você vai levar para o forno, ou seja, além de gostosa, essa torta é super prática de preparar. 

Linguiça com creme de alho

Quer deixar o seu churrasco ainda mais saboroso? Neste vídeo, você vai aprender a preparar uma deliciosa linguiça com creme de alho. Afinal, se a linguiça e o pão de alho já fazem sucesso no churrasco, imagina só uma linguiça recheada com creme de alho. É de dar água na boca!

Pão com linguiça 

Sobrou linguiça do churrasco e têm pão em casa? Aproveite para preparar um sanduíche prático e delicioso. Neste vídeo, você aprenderá o passo a passo para preparar este lanche em casa usando a churrasqueira, o forno, Air Fryer ou uma simples frigideira. E o resultado é um pão super crocante, com muito queijo derretido e o sabor defumado da linguiça para dar o toque final.

Farofa de linguiça

A farofa é um excelente prato para acompanhar o churrasco, a feijoada, ou até mesmo o caldinho do feijão do dia a dia. Se bem preparada, ela dará um toque especial ao seu almoço ou jantar! Neste vídeo, você vai aprender como preparar uma deliciosa farofa de linguiça com pimenta biquinho.

Linguiça recheada com vinagrete e batatas assadas

Recebeu uma visita inesperada ou quer desempenhar outra atividade enquanto o almoço fica pronto? Então essa receita de linguiça recheada acompanhada de batatas assadas é para você! Neste vídeo, você confere o passo a passo para preparar este prato que é assado no forno! Se preferir, você pode fazer um arroz e uma salada para acompanhar!

Arroz com linguiça

Quer preparar um prato prático e barato? Neste vídeo, você vai conferir o modo de preparo de um saboroso arroz com linguiça. A principal vantagem deste prato é que ele usa apenas uma panela. Ou seja, você vai sujar menos louça e vai ter mais tempo para almoçar na companhia das pessoas que você ama.

Macarrão com linguiça

A macarronada é um prato super versátil, afinal, você pode escolher o molho de sua preferência e o tipo de massa! Mas haja criatividade para tantas variações, não é mesmo? Por isso, neste vídeo, você vai conferir uma deliciosa receita de macarrão tipo espaguete com linguiça toscana e muitos temperos, como tomate cereja e limão siciliano para dar mais sabor a esta macarronada. 

Escondidinho de linguiça

O escondidinho é mais um prato prático e rápido de preparar. Neste vídeo, você verá o passo a passo para preparar um escondidinho de batata com linguiça toscana. Para dar um sabor mais especial, este prato foi assado na churrasqueira, mas é claro que você pode assar no forno convencional e ainda assim ter um prato delicioso para o seu almoço!

Pão recheado com calabresa e requeijão

Diferente de outras receitas deste post, neste vídeo, a linguiça calabresa foi utilizada para preparar um prato para lá de especial: pão recheado com calabresa e requeijão. Essa receita além de ser muito deliciosa, é mais uma forma diferente de comer pão. Nesta receita, o pão já sai do forno recheado, então é só cortar e se deliciar. 

Conclusão

Ao longo deste post, você pôde conferir 10 receitas para variar o cardápio do seu dia a dia, tornando-o mais prático e delicioso. Mas se você não abre mão de um belo churrasco, a gente te ajuda! Clique aqui e confira receitas cheias de sabor que vão deixar o seu churrasco de domingo ainda mais gostoso!

E você, costuma preparar outras receitas utilizando a linguicinha? Conta para a gente nos comentários.

Aproveite e compartilhe este post com seus amigos em suas redes sociais!

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta