Peixe: 14 receitas cheias de sabor para celebrar a Sexta-Feira Santa

Já sabe qual prato vai preparar para celebrar a Sexta-Feira Santa? Neste post, você confere 14 receitas que levam peixe no preparo e são de dar água na boca!

Churrasco e Grelhados

Atualizado em 11/03/2021

receitas de peixe para a Sexta-Feira Santa

A Sexta-Feira Santa é um feriado muito esperado por todos, principalmente porque antecede a Páscoa. É também uma época perfeita para reunir a família e preparar vários pratos saborosos. 

Esse é um feriado cristão, sendo sinônimo de cardápio simples e gostoso. Os pratos costumam ser sem carne e as receitas são leves e práticas. O costume nesta data, é de evitar a carne vermelha, porque ela simboliza o corpo de Cristo e o seu sangue derramado, representando um sacrifício. Nestes dias as receitas de peixe, que é considerado um alimento bíblico, ganham grande destaque e podem ser preparadas de várias formas.

Já está se preparando para esta data? Por isso, hoje, o Cooky preparou uma lista com receitas de peixe cheias de sabor para celebrar a Sexta-Feira Santa.

Vamos às receitas?

1. Salada de bacalhau

Que tal preparar uma salada de bacalhau com poucos ingredientes e muito sabor? Essa receita pode ser servida quente ou fria. Você também pode usar uma batata cozida al dente na manteiga super fácil de fazer e ainda incluir azeitonas pretas neste prato, que vão deixar a sua salada com um sabor super marcante.

2. Tilápia na AirFryer

Se você está procurando uma sugestão para o almoço do feriado, que seja econômica e saborosa, essa receita de tilápia na AirFryer fica pronta em pouquíssimo tempo. Os filés de tilápia podem ser temperados com limão, azeite, sal, pimenta e, opcionalmente, sementes de endro também. 

3. Rocambole de atum

O rocambole salgado é uma receita fácil de fazer e muito versátil! Consiste numa massa de pão de ló salgado que é recheada e enrolada como um rocambole. O recheio varia conforme a sua preferência, mas indicamos usar o atum para o almoço ou jantar do feriado.

4. Escondidinho de camarão

Essa receita consegue convencer todo o mundo a comer mais peixe e frutos do mar. O escondidinho de camarão é muito cremoso e fica uma delícia. É bem simples de fazer e tenho a certeza que todos vão amar! Caso queira, pode adicionar tilápia junto ao escondidinho. O resultado dessa combinação é um prato perfeito!

5. Bolinho de bacalhau

Os bolinhos de bacalhau são crocantes e deliciosos. Essa é uma opção de entrada ou lanche para qualquer ocasião, porque são muito fáceis de fazer e realmente muito gostosos. Se preferir, você pode preparar os bolinhos em maior quantidade para congelar depois.

6. Sardinha marinada com alho e limão

Gosta de sardinha? Além de ser rica em proteína e ômegas 3, a sardinha pode ser preparada de várias formas. A receita marinada no limão e alho é muito saborosa e perfeita para o cardápio do feriado.

7. Empada de peixe

Empada é uma delícia. De peixe, então, melhor ainda! A receita é feita com massa podre. Você pode utilizar o tipo de peixe que quiser, recomendamos algum filé. Colocar camarão junto, também fica uma delícia.

8. Frigideira de bacalhau à baiana

Essa é uma excelente receita para servir no feriado. A frigideira de bacalhau baiana tradicional é preparada de um jeito bem simples. É uma receita muito prática porque é preparada na própria frigideira que depois é levada ao forno e à mesa. O gosto é uma delícia!

9. Moqueca de sardinha

A sardinha é uma ótima opção para substituir a carne vermelha no feriado, já que tem um preço bem acessível. Uma opção para o cardápio é a moqueca de sardinha. A receita é simples e prática que com certeza vai agradar a todos aí na sua casa!

10. Pintado ao molho com leite de coco

O pintado é um peixe de água doce muito leve e saboroso. Essa receita de filé empanado é uma delícia. Depois de frito, é preparado um molho de urucum com leite de coco e creme de leite, os filés são colocados em uma assadeira com um pouco de queijo para gratinar. Fica simplesmente maravilhoso!

11. Bolinho de atum com batata

Essa é outra receita ótima para aperitivo ou entrada. O atum é uma proteína animal rica em gorduras saudáveis que previnem as doenças do coração, além disso o atum de lata é barato e muito versátil na cozinha! Esse bolinho preparado com batata fica muito gostoso e todos adoram.

12. Hambúrguer de bacalhau

Se você é daqueles que gosta de fast food, vai adorar essa receita. O hambúrguer de peixe é perfeito para ser feito com bacalhau. Além de ser uma opção mais saudável, você também pode preparar a receita para incentivar as crianças a comerem peixe.

13. Peixe frito com purê de ervilha

Um peixe frito acompanhado de uma bebida gelada: uma combinação que dá água na boca. Neste vídeo, a chef Rita Lobo ensina como preparar um delicioso peixe frito, que é servido ao lado de um belíssimo purê de ervilha e uma salada de ervas frescas. Confira!

14. Filé de peixe com legumes

Nada melhor do que uma receita prática e gostosa de filé de peixe, né? Com legumes melhor ainda! Você pode usar o filé que desejar, recomendamos o de tilápia. Pasta cozinhar os legumes que quiser e depois juntá-los em uma forma com o filé temperado e queijo, levando ao forno. O resultado é uma delícia e o queijo gratinado dá um toque muito especial ao prato.

Ao longo deste artigo, você pôde conferir 14 receitas de peixe cheias de sabor para celebrar a Sexta-Feira Santa. Com elas, você pode arrasar no cardápio do feriado. Com certeza sua família vai amar!

Gostou das dicas? Você já conhecia alguma dessas receitas? Qual receita que leva peixe no preparo, não pode faltar na sua casa? Deixe sua resposta nos comentários! 

Aproveite este momento para compartilhar este post com seus amigos em suas redes sociais!

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta