8 receitas para reaproveitar as sobras de frutas e legumes

Você sabe como reaproveitar as sobras de frutas e legumes? Neste post, você confere 8 receitas incríveis para economizar e inovar na cozinha!

Receitas Rápidas

Atualizado em 01/08/2022

Cesta de legumes

Frutas e legumes são ingredientes essenciais na nossa alimentação, mas o que acontece com as sobras deles?

Você sabe como reaproveitar as sobras de frutas e legumes?

Culturalmente não temos o costume de utilizar todo o potencial dos nossos alimentos. São fonte de vida e devemos extrair o máximo deles, mas como fazer receitas deliciosas com isso? Vamos descobrir agora! Vem com a gente…

Patê de alho poró

Alho é um ingrediente primordial na vida de qualquer cozinheiro. Mas não estamos falando do alho comum, e sim do alho poró.

O alho poró nem sempre é utilizado por completo, muitas pessoas acabam jogando fora suas folhinhas verdes, e nelas estão o grande segredo desta receita…

Patê de alho poró
Foto: Sabores Ajinomoto/Divulgação

Ingredientes:

  • 3 alhos porós (apenas as folhas verdes)
  • 2 dentes de alho
  • Óleo vegetal (preferência pelo de girassol)
  • Pimenta do reino em pó a gosto (opcional)
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

  1. Corte a parte verde dos alhos porós e lave bem, pois sempre tem terra acumulada entre as folhas. Descarte as folhas que estão secas;
  2. Coloque numa panela de pressão e cubra com água. Adicione sal, tampe e cozinhe por 15 minutos, contados a partir do momento que a panela começar a chiar. Quando terminar o tempo, desligue e deixe a pressão sair sozinha. Você pode cozinhar na panela comum, porém irá demorar mais tempo.
  3. Abra a panela e deixe a água amornar;
  4. Em uma frigideira, aqueça o óleo e doure o alho picado;
  5. Coloque no liquidificador o alho poró, o alho dourado, e o sal e a pimenta do reino a gosto. Triture tudo até ficar homogêneo, caso necessário, adicione um pouco da água do cozimento para ajudar as hélices a triturar. 

Fonte: Tempero Alternativo

Quiche de talos de espinafre

O espinafre é conhecido por ser um vegetal fonte de ferro, magnésio, potássio e outros componentes que fazem muito bem para nossa saúde. 

Pode ser consumido de diversas maneiras, e nessa receitinha você vai aprender como aproveitar 100% deste alimento de uma forma bem saborosa!

Quiche de talos de espinafre
Foto: Cyber Cook/Divulgação

Ingredientes para a massa:

  • 210g de farinha
  • 140g de manteiga sem sal bem gelada
  • 70g de água gelada
  • 1 colher de chá de sal

Ingredientes para o recheio:

  • 150-200 g de talos espinafre (de um maço de 500g de espinafre)
  • 1 dente de alho grande
  • 1 colher de sopa de azeite extra-virgem
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • 3 ovos extra-grandes orgânicos
  • 1/2 xícara de creme de leite fresco
  • 1 xícara de queijo parmesão ralado
  • 2 colher de chá de mostarda
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparo do recheio:

  1. Pique os talos de espinafre e o alho. 
  2. Refogue o alho no azeite em uma frigideira larga, em fogo médio, até ligeiramente dourado. Junte os talos e mexa bem. Tempere com sal e pimenta e cozinhe, mexendo de vez em quando, por uns 5 minutos, até amaciar. Junte a manteiga e cozinhe por mais 5 minutos. Reserve.
  3. Bata com um garfo os 3 ovos, o creme de leite, a mostarda e o queijo. Tempere com sal e pimenta moída na hora.
  4. Bata metade dos talos de espinafre em um processador de alimentos (é muito pouco para bater no liqüidificador). Como eles são um pouco fibrosos, o purê não ficará homogêneo. 
  5. Junte 4 colheres de sopa do creme de ovos ao purê de talos e bata novamente.
  6. Retire a base do quiche do forno. Misture os talos remanescentes ao creme de ovos e despeje-os sobre a massa. 
  7. Deposite no centro da torta o purê de talos e vá espalhando-o devagar com a ponta de um garfo, fazendo um desenho irregular, mas não misturando totalmente.

Modo de preparo da massa:

  1. Coloque em uma tigela grande a farinha (não precisa peneirar) e a manteiga.
  2. Rapidamente (para que a manteiga não derreta), comece a esfregar a farinha e a manteiga entre os dedos. O movimento quebrará a manteiga em pedaços menores e os envolverá em farinha. A mistura começará a parecer uma farofa. Você pode deixar que os grumos tenham o tamanho de uma noz pequena ou pode continuar esfregando os dedos até que a farofa fique mais fina, como trigo para quibe ou couscous. Quanto maiores os grumos, mais leve ficará a massa.
  3. Dissolva o sal na água, despejando-a na tigela e, com um garfo, misture rapidamente, até que você consiga mexer na massa com as mãos. O modo mais fácil de misturá-la é ir juntando os ingredientes e amassando entre as palmas, aos tapinhas, como você faria para criar uma bola de neve ou de areia úmida. Rapidamente forme uma bola e envolva em filme plástico, leve à geladeira por 30 minutos.
  4. Tire a massa da geladeira, e abra em uma superfície ligeiramente enfarinhada com um rolo. 
  5. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Forre a forma. Espete-a com um garfo em vários lugares, para que o vapor gerado embaixo da massa não a deforme. Não precisa untá-la, pois a massa é suficientemente gordurosa para não grudar. Para quiches ou tortas abertas, é sempre aconselhável pré-assar as massas (blind baking). Isso evita que o recheio encharque a massa. Para tanto, coloque papel alumínio sobre a forma já com a massa, e preencha o espaço com feijões quaisquer. O peso dos feijões evitará que a massa encolha.
  6. Leve ao forno por 15 minutos. Retire do forno, tire o papel alumínio com os feijões. Recheie a torta e leve-a de volta ao forno, até que o recheio esteja firme e as bordas da torta ligeiramente douradas (aprox. 25 minutos)

Dica:

Ao contrário de pães, a massa para tortas não deve ser sovada. Sovando a massa, você desenvolverá seu glúten, e a massa encolherá muito ao ser assada e correrá o risco de ficar dura, ou borrachuda. 

Fonte: La Cucinetta

Creme de folha de couve-flor

Couve-flor é um alimento bem versátil, gera diversas receitas diferentes. Mas desta vez iremos reaproveitar suas folhas e preparar um delicioso creme.

Creme de folha de couve-flor
Foto: Ana Maria Braga/Divulgação

Ingredientes:

  • 1 cebola pequena picada
  • 4 xícaras de chá de folhas de couve-flor
  • 1 colher de chá de farinha de trigo
  • 1 xícara de chá de leite
  • 1 colher de sopa de queijo ralado
  • 1 xícara de chá de água

Modo de preparo:

  1. Refogue a cebola até dourar. Acrescente as folhas de couve-flor bem lavadas e picadas e continue refogando.
  2. À parte, incorpore delicadamente a farinha ao leite e, depois, junte o queijo ralado e a água.
  3. Adicione ao refogado e deixe o creme encorpar. Tempere com sal a gosto. Sirva quente.

Fonte: O Seu Dinheiro Vale Mais

Carne de banana com purê de batata doce

Embora a banana seja uma fruta bem docinha, é possível sim fazer sua casca virar um excelente prato salgado. Nesta receita você vai aprender como reaproveitar a casca da banana para montar um prato saboroso que rende muitooo.

Chips assado de casca de batata

Batata é uma delícia em todas as suas formas, e é claro que isso se aplica também a sua casca! Você costumava jogar fora as cascas das batatas? Agora vai aprender a fazer essa receitinha saborosa e fácil para seu lanchinho da tarde (ou qualquer hora do dia).

Chips assado de casca de batata
Foto: Panelinha/Divulgação

Ingredientes:

  • Cascas de 1kg de batata
  • ½ colher de sopa de azeite
  • Sal e pimenta-do-reino moídos na hora

Modo de preparo:

  1. Pré-aqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).
  2. Com uma escovinha para legumes, lave as cascas das batatas sob água corrente.
  3. Seque bem as batatas com um pano de prato limpo – a casca deve ficar o mais sequinha possível, esse é o segredo para conseguir uma textura crocante ao assar. 
  4. Sobre uma tigela descasque as batatas – tente fazer tiras bem longas da casca, num movimento único. Reserve as batatas na geladeira para preparar uma próxima receita. 
  5. Tempere as cascas da batata com o azeite, sal e pimenta-do-reino moídos na hora a gosto – além de temperar, o sal moído vai dar crocância.
  6. Distribua as cascas numa assadeira, de preferência antiaderente – quanto mais espaçadas estiverem mais crocantes ficam. Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos até que dourem e fiquem crocantes – na metade do tempo, vire as tiras com a espátula para que assem por igual. Sirva a seguir.

Fonte: Panelinha

Tempurá de cascas de legumes

Após preparar aquela refeição gostosa para toda a família sobrou bastante cascas e talos de legumes? Aqui você vai descobrir como aproveitar todas essas sobras e preparar essa receitinha incrível (e fácil)!

Tempurá de cascas de legumes
Foto: Ciclo Vivo/Divulgação
  • 150g de talos de couve
  • 150g de casca de batata
  • 150g de talos de folhas de beterraba
  • 150g de talos de folhas de cenoura
  • 150g de cebola
  • 1 xícara de farinha de milho flocada (branca)
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • Sal
  • Temperos a gosto (pimenta do reino, orégano, salsinha, cebolinha)
  • 3 xícaras de água bem gelada

Modo de Preparo:

  1. Lave os legumes, corte os talos (cerca de 8 cm de comprimento) e descasque as batatas, corte a cebola em formato de meia lua.
  2. Acrescente o sal e os temperos a gosto. O sal desidrata os legumes, por isso deixe descansar por 30 minutos.
  3. Em seguida coloque as farinhas até ficar com aparência de farofa úmida. Coloque a água bem gelada aos poucos e mexa com 2 garfos.
  4. As porções precisam ser preparadas aos poucos, pois a massa vai ficando muito mole com o passar do tempo. Frite em porções pequenas e achatadas.
  5. Se preferir os talos da couve mais macios, eles podem ser cozidos por 4 minutos antes de empanar para fritar.

Fonte: Ciclo Vivo

Bolo de casca de maçã

Agora, que tal um docinho? Este bolo além de ser uma delícia reaproveita as casquinhas daquela maçã que você comeu de lanche, sabe? Além de não ser extremamente doce, acompanhado de um cafezinho é o lanche perfeito!

Bolo de casca de maça - Aprenda como reaproveitar as sobras de frutas e legumes
Foto: Amor Pela Comida/Divulgação

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 1 xícara de chá de óleo
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 1 xícara de chá de leite
  • 3 ovos
  • Casca de 4 maçãs
  • 1 pitada de sal
  • Margarina para untar
  • Açúcar e canela a gosto para polvilhar

Modo de preparo:

  1. Coloque em uma tigela a farinha e o fermento e reserve.
  2. No liquidificador, bata o restante dos ingredientes e misture com a farinha reservada.
  3. Coloque em uma fôrma de buraco no meio de 26cm de diâmetro untada e polvilhada com açúcar e canela em pó a gosto.
  4. Leve ao forno médio, pré-aquecido, por 30 minutos ou até que ao enfiar um palito, ele saia limpo.
  5. Retire do forno, deixe descansar por 5m, desenforme e polvilhe com açúcar e canela em pó a gosto.

Fonte: Terra

Doce de casca de melancia

Este doce, é simples, rápido e diferenciado. Você já pensou em usar as cascas da melancia para criar uma nova receita? Aqui trouxemos essa receita que, poderíamos dizer que é uma experiência, né? Experimenta e conta para a gente, como foi fazer um docinho feito de sobras de melancia!

Reaproveitar as sobras de frutas e legumes vai além da economia

Comer bem é sempre muito agradável, e aprender a não desperdiçar nada dos alimentos é ainda mais interessante!

Esperamos que vocês incluam definitivamente estas receitinhas em suas vidas! E compartilhem muito para podermos conscientizar e ensinar mais pessoas como preparar receitas a partir das sobras (que iriam para o lixo) dos alimentos.

E quem disse que reaproveitar é ficar na mesmice? Além de testar todas essas receitinhas, que tal você tentar desenvolver seu próprio prato reaproveitando cascas de frutas, legumes e verduras?

Para te ajudar a sair da mesmice, aproveite para conferir 5 receitas para reaproveitas sobras de alimentos ou ainda dar uma nova cara para as sobras do churrasco.

Até a próxima.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta