Ícone do site Cooky Receitas

08 receitas deliciosas para um almoço de Páscoa prático e saboroso

Receitas para almoço de Páscoa

A páscoa está chegando. Neste ano de 2022, a Páscoa será comemorada no dia 17 de abril. Com menos de um mês para as comemorações, nós queremos saber: você já sabe o que vai preparar para o almoço de Páscoa? 

Se a sua resposta para essa pergunta é não. Não se preocupe, neste post, você vai conferir 08 receitas deliciosas para um almoço de Páscoa super prático e saboroso.

Afinal, almoço de Páscoa é sinônimo de mesa farta, família reunida, boas histórias e claro, que o melhor tempero para esses momentos que ficarão sempre eternizados é sem dúvidas o amor.

Então, vamos às receitas?

Bacalhau de forno com batata doce e couve

Foto: Divulgação/Receitas Nestlé

A primeira receita deste post é para quem costuma seguir as tradições de se deliciar com um bom peixe no período da Quaresma e também no domingo de Páscoa. 

Ingredientes:

Modo de preparo:

  1. Em uma panela grande com água fervente cozinhe as postas de bacalhau até que estejam macias, sem desmanchar.
  2. Na mesma água, cozinhe as batatas-doces até que estejam macias porém ainda firmes. Reserve.
  3. Em uma frigideira, adicione o azeite e refogue o alho, sem deixar dourar.
  4. Desligue o fogo, adicione o cheiro verde, o sal e a pimenta dedo-de-moça. Reserve.
  5. Em um recipiente refratário, faça uma camada de cebola, uma de batata-doce e por último o bacalhau.
  6. Adicione as azeitonas e os ovos cozidos e regue com o azeite aromatizado.
  7. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos.
  8. Retire o papel-alumínio e retorne ao forno por mais 10 minutos, ou até secar a água.
  9. Retire do forno, acomode as folhas de couve e sirva a seguir.

Fonte: Receita Nestlé.

Cordeiro à provençal

O cordeiro é mais uma das proteínas que fazem sucesso nas festividades de Páscoa. Neste vídeo, você verá que pode ser muito mais fácil do que você imagina preparar um delicioso cordeiro com toque de ervas e mel, utilizando apenas uma assadeira. Para acompanhar o prato, você também vai aprender a preparar saborosos tomates que serão assados junto com o cordeiro. A combinação é de dar água na boca.

Risoto de camarão

Foto: Divulgação/Panelinha

A Páscoa pede pratos especiais, não é mesmo? Por isso, o risoto de camarão pode ser uma boa pedida de prato único e saboroso para essa data mais que especial.

Apesar da lista de ingredientes parecer extensa, o risoto é um prato super prático e bem saboroso, além disso, dispensa acompanhamentos.

Ingredientes para o caldo:

Modo de preparo do caldo:

  1. Limpe os camarões: cascas e cabeças serão usadas para fazer o caldo e os camarões limpos no risoto. Primeiro, separe 12 camarões e tire as cabeças e as cascas, mas mantenha o rabo, assim ele fica mais bonito na apresentação. Com os demais, retire as cabeças e cascas completamente. 
  2. Com um palito de dentes faça um furo próximo da cauda e puxe a tripinha delicadamente para cima (se romper, fure mais adiante e recomece). Se preferir, com uma faca pequena bem afiada, faça um corte raso no dorso, de ponta a ponta e descarte a tripinha. No total você terá cerca de 200g de cabeças e cascas para o caldo e 300g de camarões limpos para o risoto.
  3. Em uma peneira, lave as cascas e as cabeças sob a água corrente. Com a lateral da lâmina da faca, amasse e descasque os dentes de alho. Descasque e corte a cebola em meias-luas finas. Lave e, sem descascar, corte a cenoura em rodelas de 1 cm.
  4. Numa panela grande, leve todos os ingredientes ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e conte 40 minutos para o caldo reduzir e apurar os sabores
  5. Passado os 40 minutos, sobre uma tigela, passe o caldo por uma peneira pressionando levemente com uma colher para extrair todo o líquido. Reserve.

Ingredientes para o risoto:

Modo de preparo:

  1. Numa panela, leve o caldo de camarão ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e mantenha o caldo aquecido durante todo o preparo.
  2. Corte um pedaço de 5 cm do alho-poró, mais próximo da parte verde. Corte o pedaço ao meio no sentido do comprimento e fatie fino também no sentido do comprimento, reserve para a decoração. Corte o restante do talo do alho-poró ao meio, no sentido do comprimento, e fatie cada metade em meias-luas finas. Descasque e pique fino a cebola.
  3. Leve uma panela média ao fogo médio, regue com 1 colher (sopa) de azeite, adicione a cebola e o alho-poró. Tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar, por cerca de 3 minutos. Acrescente o arroz e mexa bem por 2 minutos para envolver os grãos com azeite. Tempere com sal e pimenta-do-reino – lembre-se de que o caldo caseiro não leva sal!
  4. Regue com o vinho e misture até secar. Adicione 2 conchas do caldo e misture bem. Mexa de vez em quando, até secar. Repita o procedimento, adicionando o caldo, de concha em concha, mexendo, até o risoto ficar no ponto, por cerca de 15 minutos – o grão deve estar cozido mas ainda durinho no centro (al dente). Enquanto isso, prepare o alho-poró da finalização.
  5. Leve uma panela pequena de borda alta com óleo ao fogo médio para aquecer. Enquanto isso, forre uma travessa com papel-toalha. Assim que o óleo estiver quente, com cuidado, mergulhe o alho-poró cortado para fritar por cerca de 30 segundos. Transfira o alho-poró para a travessa com papel toalha e reserve.
  6. Atenção: na última adição de caldo, misture o camarão (exceto os 12 que ficaram com o rabinho) e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos. O camarão deve ficar cozido e o risoto bem úmido. Acrescente 2 colheres (sopa) de azeite e misture bem. Tampe a panela e doure os camarões da finalização.
  7. Tempere os 12 camarões (que permaneceram com o rabinho) com sal e pimenta a gosto. Leve uma frigideira, de preferência antiaderente, ao fogo médio para aquecer. Regue com 1 colher (sopa) de azeite e disponha os 12 camarões. Doure por cerca de 1 minuto de cada lado e, com uma pinça, transfira para um prato.
  8. Sirva o risoto com os camarões dourados, o alho-poró frito, cerefólio, farofinha de pão e os brotinhos de agrião e rúcula.

Fonte: Panelinha

Macarrão de forno

Essa receita é para quem não quer investir em uma proteína mais nobre, mas quer ter um almoço super prático e saboroso nesta Páscoa gastando pouco. Esse macarrão de forno, leva frango, molho branco, muitos temperos como salsinha, cebolinha, alho, milho e queijo. Não tem como essa combinação de ingredientes ficar ruim, não é mesmo? Por isso, não perca mais tempo e confira o vídeo, onde a Isamara Amâncio vai te ensinar tudo o que você precisa saber para preparar esse prato super cremoso.

Arroz à grega com queijo parmesão

Para acompanhar o cordeiro ou o bacalhau, nada melhor do que um belo arroz. Essa receita combina uma série de ingredientes que vai deixar o arroz mais saboroso e bem colorido. Ideal para ser servido em momentos especiais.

Ingredientes:

Modo de preparo:

  1. Em uma panela derreta as 04 colheres de sopa de manteiga, acrescente a cebola bem picada e deixe refogar. Na sequência acrescente os pimentões (vermelho e amarelo) bem picados e a cenoura ralada fina e deixe cozinhar.
  2. Agora acrescente o arroz já cozido, as ervilhas congeladas, as uvas passas, a cebolinha picada, o parmesão ralado, e o sal a gosto. Se quiser, pode acrescentar mais manteiga, a gosto. Deixe cozinhar mais um pouco e está pronto para servir.
  3. Se possível, opte pelas ervilhas congeladas porque mesmo após o cozimento elas permanecem firmes. Já a ervilha de lata se desmancha na panela.

Salada à brasileira

A salada é outro acompanhamento que não pode faltar na sua mesa do almoço de domingo de Páscoa. Além de deixar a sua mesa ainda mais bonita e colorida, essa receita vai deixar a sua refeição mais nutritiva.

Ingredientes:

Modo de preparo:

  1. Corte 1/4 do pimentão em tiras e reserve. 
  2. Numa tigela grande, rasgue as folhas de alface (já lavadas), em pedaços médios. 
  3. Disponha de forma aleatória as rodelas de palmito, os tomates e as azeitonas. 
  4. Decore com as tiras de pimentão e orégano a gosto. 
  5. Coloque sal e regue com azeite a gosto!

Ovo de Páscoa na Travessa

A Páscoa é sinônimo de doces e chocolates. Dentre eles, o ovo de Páscoa se destaca. Por isso, a sétima receita deste post é um delicioso ovo de Páscoa na travessa.

Esse ovo de Páscoa na travessa combina deliciosas camadas de creme branco e chocolate. Mas uma das vantagens desta receita é que você pode escolher qual chocolate será utilizado na decoração. Assim, essa sobremesa super gelada e cremosa vai se tornar o seu doce favorito. 

Torta bombom de chocolate

Você é do time que ama chocolate? Então essa receita é para você! Neste vídeo, você confere o passo a passo para preparar uma deliciosa torta bombom de chocolate, que leva biscoito maizena, leite condensado, creme de leite, chocolate e sonho de valsa e muitos outros ingredientes deliciosos, que deixam a torta super gostosa e um textura bem cremosa, que desmancha na boca.

Mais receitas para um almoço de Páscoa perfeito

Ao longo deste post, você pôde conferir 8 receitas deliciosas para o almoço de Páscoa, são receitas que vão desde o prato principal até a sobremesa para você agradar a todos os gostos.

E se você está pensando em preparar um belo peixe durante o período da Quaresma que antecede a Páscoa ou para o almoço de domingo, não deixe de conferir o post com 14 receitas de peixe para celebrar a Sexta-Feira Santa ou ainda 04 receitas para você inovar no preparo do bacalhau

E quando o assunto é doce, você também não pode perder a seleção de receitas de ovo de colher para faturar uma grana extra ou ainda presentear quem você ama com um belo ovo de Páscoa artesanal.

Ficou com água na boca, não é? Pois é, a gente entende. Então, agora é só escolher sua receita favorita e arrasar na cozinha. E se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Até a próxima!

Sair da versão mobile