Sobrecoxa de frango: 10 receitas para você variar o cardápio

A sobrecoxa de frango é um corte acessível e suculento! Neste post, você confere 10 receitas práticas e deliciosas para variar no preparo da sobrecoxa de frango

Churrasco e Grelhados

Atualizado em 06/10/2021

Receitas com sobrecoxa de frango

A sobrecoxa é um corte da carne de frango super suculento e de preço mais acessível que outras partes do frango, como o peito de frango, por exemplo.

Com ela, é possível preparar uma série de receitas, que podem ser servidas no almoço ou no jantar. Além de estar presente em qualquer refeição, a sobrecoxa também é super versátil, pois pode ser assada, frita ou cozida. 

E mais, não importa o modo de preparo, a verdade é que ela sempre fica saborosa! Por isso, neste post, você vai conferir 10 receitas de sobrecoxa de frango para variar o cardápio!

Vamos às receitas!?

Sobrecoxa com purê de batata no forno 

O frango acompanhado de batatas assadas no forno é um prato super tradicional. Mas neste vídeo, o chef de cozinha e ex-participante do Masterchef, Mohamad Hindi vai te ensinar o passo a passo para preparar deliciosas sobrecoxas marinadas com purê de batata. E sim, tudo isso será feito usando apenas uma assadeira, inclusive o purê que ficará com um sabor irresistível, pois foi assado junto com os temperos que dão um toque especial ao frango. Assista ao vídeo e aprenda a preparar esta receita super prática!

Sobrecoxa na panela de pressão com molho cremoso

Depois de conferir uma deliciosa que é preparada usando apenas uma assadeira, neste vídeo, a sobrecoxa é preparada usando apenas uma panela: a de pressão. Além de ser super prático de preparar e ter um molho cremoso para acompanhar, esta receita utiliza apenas ingredientes que fazem parte da dieta lowcarb. Mas para quem não segue nenhuma restrição alimentar, pode apostar em um arroz branco bem soltinho para acompanhar este prato que leva tomate, cebola e muitos temperos para dar mais sabor à carne!

Sobrecoxa com mel e alho

Neste vídeo, você vai aprender a preparar uma deliciosa sobrecoxa de frango com mel e alho. Com estes dois ingredientes de sabores fortes e marcantes, o resultado é um frango super suculento, agridoce e cheio de sabor! Além de aprender a preparar o frango, neste vídeo, você confere uma técnica incrível para marinar o frango sem sujar as mãos ou louça! Para acompanhar esta delícia, aposte em um risoto!

Sobrecoxas de frango com creme de cebola

A cebola é um excelente tempero para dar sabor a carnes, cremes, caldos e demais comidas que são preparadas no dia a dia. Neste vídeo, você vai aprender a preparar uma deliciosa receita que leva apenas três ingredientes: sobrecoxa de frango, creme de cebola e creme de leite. Com esta combinação de ingredientes, é impossível ficar ruim, não é mesmo?

Sobrecoxa assada com maionese

Receita de sobrecoxa assada na maionese
Foto: Divulgação/Hoje tem frango

Ingredientes

  • 6 sobrecoxas de frango 
  • Suco de 2 limões
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1 pacote de creme de cebola
  • 4 colheres (sopa) de maionese

Modo de preparo:

  1. Tempere as sobrecoxas a gosto e as deixe marinando por pelo menos meia hora no suco de limão;
  2. Coloque as sobrecoxas em um refratário, acrescente a maionese e misture bem;
  3. Vá acrescentando aos poucos o creme de cebola sem deixar de misturar;
  4. Quando os temperos estiverem bem incorporados ao frango, leve as sobrecoxas para assar a forno preaquecido a 200° por aproximadamente 1 hora ou até dourar;
  5. Sirva a seguir.

Fonte: Hoje tem frango.

Canja de frango

Nada melhor do que uma canja de frango para melhorar a imunidade ou para degustar em dias frios, não é mesmo? Neste vídeo, o Mohamad Hindi vai te ensinar a preparar uma deliciosa canja de frango, que leva sobrecoxa de frango como proteína. Este corte deixará sua sopa ainda mais saborosa. Para deixar a canja ainda mais nutritiva, cenoura, abóbora e muitos temperos, como louro, pimenta do reino e gengibre foram utilizados durante o preparo.

Frango frito ao alho e óleo

Quer aprender a fazer um frango frito super crocante e saboroso? Neste vídeo, você vai aprender o passo a passo para preparar deliciosas sobrecoxas de frango fritas com um toque especial de alho, que deixará este prato que pode ser servido como petisco ou entrada ainda mais delicioso! E para deixar esta receita ainda mais prática, você não precisa empanar o frango antes de fritar!

Sobrecoxa desossada com mostarda e mel

Neste vídeo, além de aprender a preparar uma deliciosa sobrecoxa de frango com mostarda e mel assada na churrasqueira, você também vai poder aprender como desossar a sobrecoxa. Com ela desossada, você vai poder preparar outros pratos, como sobrecoxa recheada, por exemplo. 

Sobrecoxa recheada 

Quer surpreender seus amigos e familiares com um prato prático de preparar e super delicioso? Neste vídeo, você vai aprender como preparar sobrecoxa de frango recheada. Nesta receita, sobrecoxa desossada e recheada com ingredientes, como cebola, cenoura, bacon e vagem, mas você pode rechear também com calabresa e queijo, ou bacon, cenoura e pimentão, por exemplo. Fica uma delícia!

Sobrecoxa de frango com erva-doce e estragão

Ingredientes:

  • 4 sobrecoxas de frango com pele e osso (cerca de 1 kg)
  • 2 bulbos de erva-doce pequenos (ou 1 bulbo grande)
  • 3 dentes de alho
  • tiras da casca de 1 limão siciliano
  • ½ xícara (chá) de vinho branco
  • ¾ de xícara (chá) de água
  • 8 ramos de estragão fresco
  • ½ colher (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo:

  1. Pré-aqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Retire as sobrecoxas da geladeira e deixe em temperatura ambiente enquanto o forno pré-aquece — elas não podem estar geladas na hora de ir para a panela.
  2. Descarte a parte verde com as folhas da erva-doce e corte o bulbo em 4 fatias, no sentido do comprimento. Lave sob água corrente, com cuidado para não soltar as camadas, e seque com um pano. Com a lateral da lâmina da faca, amasse os dentes de alho e descarte as cascas.
  3. Tempere as sobrecoxas com 1 colher (chá) de sal e pimenta-do-reino a gosto – cuidado para não soltar a pele do frango. Leve ao fogo médio uma caçarola baixa, de 28 cm e que possa ir ao forno.
  4. Quando a caçarola estiver bem quente, regue com o azeite e coloque as sobrecoxas com a pele voltada para baixo. Deixe dourar, sem mexer, por cerca de 8 minutos. 
  5. Atenção: só vire as sobrecoxas quando as peles estiverem bem douradas, do contrário podem grudar e rasgar. Vire as sobrecoxas com uma pinça e deixe dourar por mais 4 minutos. Transfira para um prato e reserve.
  6. Mantenha a panela em fogo médio e disponha as fatias de erva-doce uma ao lado da outra – nem precisa de azeite, elas vão dourar na gordura do frango. Tempere com uma pitada de sal e doure por cerca de 2 minutos. Vire com uma pinça e doure o outro lado por mais 1 minuto.
  7. Adicione as tiras da casca de limão, os dentes de alho e 4 ramos de estragão debulhados — assim as folhas ficam em contato com o frango e passam mais sabor para a carne. Volte as sobrecoxas para a panela entre as fatias de erva-doce e cubra com os ramos de estragão restantes.
  8. Regue a panela com o vinho e a água, com cuidado para não molhar a pele das sobrecoxas — assim elas ficam mais crocantes. Mantenha a caçarola em fogo médio até ferver.
  9. Desligue o fogo e leve a panela ao forno para assar por cerca de 30 minutos para o frango e a erva-doce terminarem de cozinhar. Sirva a seguir com o molho que se formou na panela.

Fonte: Panelinha

Conclusão

Ao longo deste post, você pôde conferir 10 receitas deliciosas de sobrecoxa para variar o cardápio e surpreender o paladar dos seus amigos e familiares! 

E se você é do time que ama preparar deliciosas receitas com frango, aproveite para ler este post com 10 receitas práticas para você preparar usando as sobras do frango. Assim, você evita o desperdício e pode aproveitar ao máximo todos os ingredientes que tem em casa!

Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta