Sopa: 10 receitas para saborear nos dias frios

Para os dias frios, nada melhor do que um prato quentinho, saboroso, colorido e nutritivo, não é mesmo? Neste post, você vai aprender a preparar 10 receitas de sopa

Sopas e caldos

Atualizado em 14/05/2021

Receitas de sopas para saborear nos dias frios

O inverno começa oficialmente em junho. Mas tem gente que não pode ver a temperatura baixar um pouquinho no termômetro que já tem motivo suficiente para preparar um delicioso caldo, sopa ou creme. 

E dá para entender, não é mesmo? Em dias frios, nada melhor do que uma roupa confortável e uma comida bem quentinha! Por isso, neste post, você vai conferir 10 receitas de sopa para você saborear nos dias frios.

E mais, a sopa, além de quentinha e deliciosa, é uma ótima oportunidade para você preparar um prato colorido e nutritivo! 

Além disso, você pode caprichar na quantidade preparada. Assim, é só congelar o que sobrou e ter sempre à disposição uma sopa quentinha e deliciosa.

Vamos às receitas?

Sopa de carne com legumes

Neste vídeo, o chef de cozinha, Mohamad Hindi, vai te ensinar a preparar uma deliciosa sopa de carne com legumes. A carne utilizada é músculo. Mas você pode substituir pela carne de sua preferência. Dentre os legumes utilizados, estão a abóbora, a vagem e a cenoura. Ou seja, Mohamad mostra que é possível fazer uma sopa saborosa e nutritiva, fugindo de legumes tradicionais, como a batata. 

Minestrone

Minestrone é uma sopa muito famosa na Itália. Ela leva muitos legumes no preparo. Neste vídeo, a chef Rita Lobo acompanhada de seu marido, ensinarão você o passo a passo para preparar esta sopa que não leva nenhuma proteína. Para acompanhar este prato, aposte em pão, torradas ou queijo ralado. Ficará ainda mais gostoso.

Sopa de batata com bacon

Bacon e batata são ingredientes que juntos formam uma combinação perfeita. Com estes dois ingredientes é possível preparar uma série de receitas gostosas. Neste vídeo, você aprenderá a preparar uma sopa cremosa e cheia de sabor, que além do bacon e da batata leva manjericão, creme de leite e parmesão no preparo. 

Sopa de legumes com carne e macarrão

O macarrão é outro ingrediente muito versátil e que pode deixar a sua sopa ainda mais gostosa. Neste vídeo do canal Cook n’ Enjoy, você verá o passo a passo para preparar uma deliciosa sopa de carne, que dará mais sabor ao seu caldo acompanhada de legumes, como mandioquinha, cenoura, cebola e macarrão. Nesta receita, o macarrão Ave-Maria é utilizado, mas você pode usar outros tipos, como conchinha, parafuso ou até mesmo o macarrão de letrinha, que vai fazer a alegria da criançada.

Sopa de cebola

A cebola é um tempero que está sempre presente na cozinha e na culinária. Ela pode ser usada em inúmeros pratos e também pode ser a estrela do prato. Neste vídeo, a chef de cozinha, Heaven Delhaye te ensina a preparar uma deliciosa sopa de cebola, que é um verdadeiro clássico da culinária francesa.

Sopa de feijão com macarrão

Tem feijão sobrando em casa? Que tal utilizá-lo para preparar uma sopa cremosa e cheia de sabor? Assista ao vídeo e veja como preparar esta sopa que leva bacon, cebola, alho, macarrão e muitos temperos. Para acompanhar esta belíssima sopa, aposte em pão torrado, queijo ralado e cebolinha verde. Fica uma delícia!

Canja de galinha

A canja de galinha é uma receita super tradicional e saborosa. Neste vídeo, você vai aprender a preparar uma canja que leva sobrecoxa de frango no preparo, ou seja, além de ser uma carne de custo mais baixo, a sobrecoxa deixará seu caldo ainda mais saboroso. Para deixar a sopa mais colorida, cenoura, batata, abóbora e páprica defumada foram utilizados no preparo.

Sopa de capeletti

O capeletti é mais um ingrediente que dará mais sabor à sua sopa. Neste vídeo, a sopa além de levar a massa recheada com frango e temperos, também conta com legumes, peito de frango, e muitos temperos, como alecrim, louro e talos de salsinha. Para acompanhar esta sopa, aposte em um delicioso vinho. 

Sopa de abóbora

A nona receita deste post é a sopa de abóbora. A abóbora utilizada nesta receita é a cabotiá, também conhecida como abóbora japonesa. De sabor adocicado, ela pode ser utilizada no preparo de cremes, caldos, sopas e purê. Neste vídeo, você aprenderá como preparar uma sopa bem cremosa, que também leva batata, creme de leite e queijo parmesão ralado para deixar o prato ainda mais saboroso.

Sopa cremosa de brócolis

O brócolis é um ingrediente rico em proteínas. Nesta receita, ele é o ingrediente principal que será utilizado para dar mais sabor à sua sopa. Para deixar a sopa bem cremosa, basta levar o brócolis e o leite para o liquidificador. Muito fácil, não é mesmo? Essa sopa é ideal para ser servida de entrada. E se você gosta de pratos mais picantes, experimente colocar umas gotinhas de molho de pimenta em seu prato.

Conclusão

Ao longo deste artigo, você pôde conferir 10 receitas de sopas deliciosas para deixar os dias frios mais quentes e saborosos. Desta forma, você pode variar o cardápio, deixando suas refeições ainda mais nutritivas e coloridas. 

E você, gosta de sopa? Já provou uma destas receitas? Qual é a sua preferida? Deixe sua resposta nos comentários.

Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta