Biomassa de banana verde

A biomassa é um amido super resistente e sem gosto/cheiro de banana, o que torna essa massinha uma matéria prima excelente para engrossar caldos e smoothies, podendo ser a substituta de maionese, creme de leite, óleo e até mesmo leite condensando em receitas. Com ela é possível fazer até brigadeiro!

Riquíssima em fibras, ela ajuda suprir as necessidades desse carboidrato, mantendo dessa maneira o bom funcionamento do intestino e evitando picos de glicose no corpo, o que também contribui para a perda de peso.

Ingredientes

  • 5 bananas verdes
  • 800 ml água

Modo de preparo

Cozimento

Coloque água em uma panela de pressão e espere ferver. Depois adicione as bananas verdes lavadas e tampe. Quando pegar pressão, aguarde 7 minutos e desligue o fogo. Espere a pressão sair totalmente.

Biomassa

Remova a polpa da banana ainda quente e bata em um processador ou liquidificador (muito cuidado com o liquidificador, pois a massa é espessa e pode queimá-lo). Quando se tornar uma massa uniforme está pronto. Basta distribuir em potinhos ou forminhas de gelo e congelar se não for usar no momento. Para utilizar a biomassa, retire do freezer e coloque na geladeira pelo menos 12 horas antes de aplicar em uma receita. A massa dura 5 dias na geladeira e 3 meses congelada.

Sou cozinheira no dia a dia, adoro preparar meu próprio alimento. Acredito que cozinhar seja uma manifestação cultural e um ato político. Costumo criar pratos mais saudáveis, mas não nego minha queda por doces.

Gostou da receita? Deixe seus comentários, dúvidas ou ainda envie uma foto do resultado

5 1 vote
Avaliação da Receita
guest
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Dinara Lima
criada por: Dinara Lima
Avaliação da receita
(1 voto, média 5)
Rendimento 1 pessoa
Duração 40 min
Dificuldade Fácil