Falafel na airfryer

Para quem não conhece, Falafel é um bolinho de grão de bico feito com bastante tempero.
Essa receita é tradicional da culinária árabe e também muito conhecida pelos veganos. Tradicionalmente é preparada em fritura de imersão, porém nesta versão fiz na airfyer. Para que mora em apartamento como eu,  faz menos bagunça e além disso é mais saudável!
Se preferir faça a mesma receita na fritura tradicional e confesso que fica até melhor! 😀

Ingredientes

  • 500g Grão de bico
  • 1 xícara Salsinha
  • 1 Cebola picada
  • 3 Dentes de alho
  • 3 colheres de sopa Azeite
  • A gosto Pimenta do reino
  • 1 colher de sopa Pimenta síria
  • 1 colher de sopa rasa Sal

Modo de preparo

Em uma bacia grande, coloque 1 pacote de 500g de grão de bico cru de molho por 24 horas. Obs: deixe totalmente coberto com água, deixando pelo menos 2 dedos acima dos grãos. Se possível troque a água pelo menos umas 3 vezes durante o tempo de hidratação.

Escorra bem todo o grão de bico hidratado e coloque no processador. Adicione todos os demais ingredientes e processe tudo, em velocidade alta. Obs: se você tiver um processador pequeno, faça aos poucos para não danificar o equipamento.

Após processar bem toda a massa com os demais ingredientes, coloque num recipiente fechado e leve na geladeira por pelo menos 1 hora. A massa gelada, facilita muito moldar cada bolinho.

Retire a massa da geladeira para começar a moldar cada falafel. Separe uma forma para colocar cada falafel já moldado e deixe uma vasilha com água para molhar as mãos durante o processo, isso irá facilitar. Cada falafel tem mais ou menos uma colher de sopa bem cheia (recomendo utilizar a colher para medir). Molde cada falafel com as mãos umedecidas e reserve na forma.

Pré-aqueça a airfyer na temperatura máxima por 10 minutos. Unte os bolinhos com azeite e leve na ayrfryer (fritadeira elétrica sem óleo) por aproximadamente 30min ou até que fique bem dourados, como a foto desta receita. O tempo pode variar de acordo com a marca e potência da sua airfryer.

Apaixonado por culinária doméstica, gordices e receitas de família. Adora experimentar receitas (ogras) que envolvam massas, carnes e lanches. Não dispensa também um bom churrasco.

Gostou da receita? Deixe seus comentários, dúvidas ou ainda envie uma foto do resultado

4.4 7 votes
Avaliação da Receita
guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Lucas Carvalho
criada por: Lucas Carvalho
Avaliação da receita
(7 votos, média 4.4)
Rendimento 4 pessoas
Duração 24 horas
Dificuldade Médio