Creme de aipim com bacon

A alma gêmea do aipim é sem dúvidas o bacon. Essa receita que reúne estes dois ingredientes amados é super prático de preparar e pode ser servido como acompanhamento, entrada ou até mesmo como prato principal naqueles dias em que reinam as baixas temperaturas. Aproveite!

Ingredientes

  • 500g de aipim/mandioca/macaxeira branca
  • 1/2 cebola em cubos
  • 150g de bacon em cubos
  • Cebolinha picada a gosto
  • Sal a gosto
  • Queijo mussarela a gosto

Modo de preparo

Preparando a mandioca

Para dar início ao preparo desse prato, leve a mandioca branca em pedaços para cozinhar na panela de pressão com água por 30 a 40 minutos após a panela pegar pressão. Assim que o aipim estiver pronto, desligue a panela e reserve. Não jogue a água do cozimento fora, ela será muito útil para engrossar o caldo.

Observação: para cozinhar, eu utilizei a panela de pressão elétrica. Caso você utilize a panela de pressão convencional em fogo alto, o tempo pode variar, portanto vale a pena deixar apenas 20 minutos na pressão e com o auxílio de um garfo, teste o ponto do aipim e deixe cozinhar por mais tempo se for necessário.

Preparando o creme

Para o creme, você deve picar o bacon e a cebola em cubos. Em uma panela, leve o bacon para fritar, assim que estiver pronto, acrescente a cebola e o sal. Em seguida, vá colocando pequenos pedaços do aipim na panela, vá misturando com o bacon e a cebola. Com o auxílio de uma espátula, vá amassando o aipim. Em seguida acrescente a água do cozimento. Misture todos os ingredientes. Vá intercalando a mandioca e água do cozimento até atingir o ponto desejado por você, que pode ser mais cremoso similar ao purê ou mais rústico, onde será possível saborear o aipim em pedaços. Teste o sal e acrescente a cebolinha. Misture e deixe ferver por 2 minutos e está pronto.

Montagem

Em um bowl ou prato fundo, acrescente o queijo mussarela a gosto, sirva o creme de aipim com bacon logo em seguida. Se preferir, use pimenta biquinho para decorar como na foto. Bom apetite.

Cozinhar é uma das minhas paixões desde a adolescência. Cozinhar é mais do que misturar ingredientes e acertar no tempero, mas para mim é mais uma forma de demonstrar amor. Um bom prato de comida eterniza momentos!

Gostou da receita? Deixe seus comentários, dúvidas ou ainda envie uma foto do resultado

0 0 votes
Avaliação da Receita
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ana Carolina Liebert
criada por: Ana Carolina Liebert
Avaliação da receita
(0 votos, média 0)
Rendimento 2 pessoas
Duração 1h20
Dificuldade Fácil