Farofa de banana com bacon

Esta farofa de banana com bacon faz sucesso o ano todo aqui em casa. Ela serve como acompanhamento para o seu churrasco, feijão, feijoada e também pode deixar as suas festas de fim de ano mais saborosas.

Eu sou suspeita para falar, mas amo a combinação de ingredientes adocicados e defumados em um mesmo prato. Eles causam uma verdadeira explosão de sabores no paladar.

Assim, como em outras receitas de farofa, você pode alterar as quantidades e ingredientes utilizados, conforme o seu gosto.

Vamos à receita?

Ingredientes

  • 250 gramas de bacon em cubos
  • 1/2 cebola picada
  • 1 cenoura média ralada
  • 2 bananas branca picadas em cubos
  • Uva passa a gosto
  • 2 xícaras de chá de farinha de mandioca branca
  • Fio de óleo

Modo de preparo

Em uma panela média, coloque o bacon em cubos para fritar em um fio de óleo. (Caso o bacon for muito gorduroso, você pode suspender o uso do óleo. E se preferir, utilize manteiga no lugar do óleo. A gordura é a responsável por deixar a sua farofa mais úmida). Assim que o bacon estiver bem douradinho, acrescente a cebola picada em cubos, deixe dourar e em seguida coloque a cenoura ralada.

Deixe ela dourar também e prove para sentir a combinação de sabores. Neste momento, você pode acrescentar sal, pimenta do reino e outros temperos que preferir. Depois da cenoura, é hora de acrescentar a banana e a uva passa. A partir deste momento, você deve mexer a sua farofa com calma, para que a banana não fique uma pasta.

Misture todos os ingredientes e acrescente a farofa. Vá misturando em fogo baixo, até que a farinha fique dourada. Caso, a farinha comece a grudar, você pode optar por acrescentar um pouquinho de água ou manteiga. Depois de pronto, é só colocar a farofa em um refratário e ela está pronta para servir. Você pode acrescentar alho, salsa, cebolinha e outros temperos para deixar a farofa ainda mais saborosa. Use toda a sua criatividade. A farofa pode ser consumida fria ou quente.

Cozinhar é uma das minhas paixões desde a adolescência. Cozinhar é mais do que misturar ingredientes e acertar no tempero, mas para mim é mais uma forma de demonstrar amor. Um bom prato de comida eterniza momentos!

Gostou da receita? Deixe seus comentários, dúvidas ou ainda envie uma foto do resultado

5 1 vote
Avaliação da Receita
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ana Carolina Liebert
criada por: Ana Carolina Liebert
Avaliação da receita
(1 voto, média 5)
Rendimento 4 pessoas
Duração 45 minutos
Dificuldade Fácil