Você é do time que não resiste a uma paçoquinha? E se eu te contasse que dá para fazer uma sobremesa usando esse doce tipicamente brasileiro? Pois é, não só dá para fazer, como nesta receita, você vai aprender como fazer um pavê de paçoca extremamente delicioso.

Este pavê de paçoca combina camadas de creme feito à base de leite condensado e paçoca, o que remete ao famoso brigadeiro, na sequência vem o biscoito que dá um toque especial para o prato. Para finalizar, mais algumas paçocas deixam este doce com uma textura perfeita.

Depois de provar essa sobremesa, temos certeza que ela será uma das queridinhas em sua casa.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Ingredientes

  • 13 paçocas de rolha (8 para o creme e 5 para decorar o prato)
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 caixa de leite condensado
  • 2 xícaras de leite
  • 2 colheres de amido de milho
  • 200g de biscoito maisena

Modo de preparo

Comece a receita preparando o creme de paçoca. Sem acender o fogão, leve para a panela o leite e acrescente o amido de milho. Com o auxílio de um fouet ou colher, mexa o amido de milho e o leite para que ele se dissolva por completo.

Em seguida, acrescente o leite condensado e as 8 paçocas de rolha já trituradas/amassadas. Para triturá-las, basta apertar com a mão e elas se desmancham. Depois, ligue em fogo alto e vá mexendo sempre com o auxílio de uma colher ou fouet para que o creme não empelotar ou comece a grudar no fundo da panela.

Assim que começar a engrossar o creme, baixe o fogo e continue mexendo. O ponto do creme deve ser de brigadeiro mole. Após chegar no ponto, desligue o fogo, acrescente o creme de leite e mexa bem até que tudo fique bem incorporado. Na sequência, você já pode começar a montagem do pavê de paçoca sem esperar o creme de paçoca esfriar, pois o seu calor ajudará a amolecer os biscoitos.

Para montar, é preciso um refratário de tamanho médio, um refratário pequeno com um pouco de leite para molhar os biscoitos e as paçocas para a decoração final. Comece a montagem colocando uma camada de creme de paçoca. Depois vá molhando os biscoitos no leite e colocando na travessa. Assim que os biscoitos cobrirem a primeira camada de creme, acrescente mais uma camada de creme de paçoca. Em seguida, continue intercalando até cobrir a travessa.

É importante salientar que a última camada deve ser de creme. Caso falte um pouquinho de creme, não tem problema, pois a decoração com a paçoca cobrirá possíveis imperfeições. Para uma apresentação ainda mais bonita, limpe as bordas do refratário com o auxílio de um guardanapo.

Por fim, esfarele as paçocas e coloque por cima do pavê para decorar esta sobremesa deliciosa. Leve para gelar por 6 horas para que ela fique ainda mais saborosa e refrescante!

Apaixonado por culinária doméstica, gordices e receitas de família. Adora experimentar receitas (ogras) que envolvam massas, carnes e lanches. Não dispensa também um bom churrasco.

Gostou da receita? Deixe seus comentários, dúvidas ou ainda envie uma foto do resultado

0 0 votes
Avaliação da Receita
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Lucas Carvalho
criada por: Lucas Carvalho
Avaliação da receita
(0 votos, média 0)
Rendimento 5 - 6 pessoas
Duração 40 minutos
Dificuldade Fácil