Salpicão

Quer um prato simples e gostoso para as suas festas de Fim de Ano? O salpicão é uma receita prática de preparar, que deixará o seu almoço ou jantar delicioso.

Ingredientes

  • 1kg de peito de frango desfiado
  • 1/2 cebola picada em cubos
  • 04 tomates cereja picado em cubos
  • 1/2 pimentão verde picado em cubos
  • 1/2 pimentão amarelo picado em cubos
  • Uva passa a gosto
  • 100gr de batata palha
  • 4 ovos (para a maionese)
  • Sal a gosto (para a maionese)
  • Suco de 01 limão taiti pequeno (para a maionese)
  • Óleo de milho (para a maionese)

Modo de preparo

Preparo do frango

Cozinhe o frango por cerca de 30 a 40 minutos com o tempero que desejar ou até que ele esteja no ponto para ser desfiado. Desfie o frango e coloque no refratário que deseja servir o salpicão e reserve. Não exagere na quantidade de sal, pois a maionese, a uva passa e a batata palha possuem sabores marcantes.

Preparo da maionese

Separe os quatro ovos e quebre um por vez em um bowl ou xícara para garantir que todos os ovos estejam bons para o uso. Despeje os ovos na jarra do liquidificador. Acrescente o sal a gosto (eu sugiro que você acrescente uma colher de chá). Em seguida, coloque o suco de limão e bata em velocidade média até que vire uma mistura homogênea. Em seguida vá acrescentando os fios de óleo de milho, sem parar, até que a mistura fique firme, no ponto de maionese.

Sobre a quantidade de sal: na dúvida, coloque menos, pois você poderá acertar o ponto do sal na montagem na receita. Limão: caso, você não tenha limão em casa, utilize 04 colheres de sopa de vinagre branco, mas precisa ser o branco, pois outro vinagre poderá alterar a cor do creme. Óleo: nesta receita, eu utilizei o óleo de milho, pois eu acho que o creme fica mais suave com ele, mas você pode substituir pelo óleo de soja, sem problemas. Maionese: caso, você não queira preparar a maionese caseira, utilize a maionese industrializada de sua preferência. Vá acrescentando aos poucos, até que o salpicão fique bem cremoso.

Montagem do salpicão

Acrescente a cebola, os pimentões e o tomate picado no mesmo refratário que foi colocado o frango desfiado. Em seguida, acrescente a uva a passa a gosto. Depois, coloque aos poucos a maionese e vá misturando todos os ingredientes para que o salpicão fique bem cremoso. Por último, acrescente a batata palha, o resto da maionese e mexa delicadamente para que a batata palha não quebre.

Quando todos ingredientes estiverem incorporado à maionese, é hora de provar e acertar o sal. Você também pode acrescentar, pimenta do reino moída na hora. Leve para geladeira até o momento de servir. Fica uma delícia. Se preferir, acrescente a batata palha por cima para decorar o seu salpicão. Caso as extremidades do seu refratário fiquem sujas durante o preparo, utilize um papel toalha, pano limpo ou guardanapo para limpar as extremidades.

Ana Carolina Liebert
Receita criada por: Ana Carolina Liebert

38 Receitas

Cozinhar é uma das minhas paixões desde a adolescência. Cozinhar é mais do que misturar ingredientes e acertar no tempero, mas para mim é mais uma forma de demonstrar amor. Um bom prato de comida eterniza momentos!

Gostou da receita? Deixe seus comentários, dúvidas ou ainda envie uma foto do resultado

5 1 vote
Avaliação da Receita
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ana Carolina Liebert
criada por: Ana Carolina Liebert
Avaliação da receita
(1 voto, média 5)
Rendimento 1 pessoa
Duração 1 hora
Dificuldade Fácil