Bolo de fubá: 7 receitas que vão deixar o seu café da tarde mais gostoso

O bolo de fubá faz sucesso em qualquer Arraiá, mas neste post, você vai conferir 7 receitas diferentes para se deliciar com um bolo de fubá cheio de sabor em qualquer época do ano

Bolos e tortas doces

Atualizado em 06/10/2021

Receitas de bolo de fubá para o café da tarde

O bolo de fubá ou bolo de milho faz sucesso nas festas juninas, mas ele pode e deve ser consumido o ano todo! Isso porque este bolo é delicioso e pode ser preparado de formas variadas! Tem gente que faz o bolo usando milho em espiga, tem quem gosta de colocar goiabada no bolo de fubá ou ainda prefere fazer um bolo de fubá na caneca!

Por isso, neste post, você vai conferir 7 receitas para preparar um bolo de milho perfeito e deixar o seu café da tarde ou qualquer momento do dia ainda mais gostoso!

Vamos às receitas?

Bolo de fubá com compota de goiabada

Se o bolo de fubá já é bom, imagina só, um bolo acompanhado de uma compota de goiaba. É de dar água na boca, não é mesmo? Neste vídeo, a Rita Lobo, vai te ensinar a preparar o tradicional bolo de fubá e o passo a passo de como preparar uma deliciosa compota caseira usando os pedaços da goiaba. Assim, você desfrutará de todo o sabor e cremosidade da fruta!

Bolo de fubá de caneca

Sabe quando bate aquela vontade de comer um bolo fofinho, mas você não quer ter o trabalho de preparar e ainda esperar assar? Então, essa receita é para você! Neste vídeo, você aprenderá como preparar um delicioso bolo de fubá com tabletes de chocolate no micro-ondas. Além de ser delicioso, é super prático de preparar!

Bolo de fubá com goiabada 

Diferente da receita anterior, onde a goiaba se tornou um acompanhamento para o bolo, nesta receita, a goiabada é utilizada no preparo do bolo. Assim, o seu bolo de fubá já sai do forno recheado! Para acompanhar esta delícia, nada melhor do que uma bela xícara de café! Assista ao vídeo e aprenda como preparar este bolo que desmancha na boca!

Bolo de fubá cremoso

Receita de bolo de fubá cremoso
Foto: Divulgação/Panelinha

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de fubá mimoso
  • 3 ovos
  • 3 xícara (chá) de leite
  • 2 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino
  • 2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • ¾ xícara (chá) de coco seco ralado
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • manteiga e fubá para untar e polvilhar a assadeira.

Modo de preparo:

  1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma assadeira de 20 cm X 30 cm. Polvilhe com fubá, chacoalhe bem para espalhar e cobrir toda a superfície e bata na pia para retirar o excesso.
  2. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para o liquidificador  — se um estiver estragado, você não perde a receita. Junte o leite, o açúcar, o queijo parmesão, a manteiga, o fubá e a farinha de trigo.
  3. Bata até ficar liso, por cerca de 2 minutos — a consistência é bem líquida, mesmo. Caso seu liquidificador seja pequeno, bata os ingredientes líquidos com o açúcar e o queijo parmesão e misture o fubá e a farinha à mão numa tigela.
  4. Transfira a mistura líquida para uma tigela grande. Acrescente o coco seco, o fermento e misture com um batedor de arame para incorporar.
  5. Com cuidado para não espirrar, coloque a massa na assadeira e leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos ou até a superfície dourar e as laterais começarem a soltar. Atenção: por ser um bolo cremoso, ele deve sair do forno com o centro ainda mole – toque com as pontas dos dedos a superfície do bolo para sentir se o interior do bolo está molinho. Se fizer o teste do palito, ele deve sair levemente úmido.
  6. Retire a assadeira do forno e deixe o bolo esfriar. Depois, leve para a geladeira por cerca de 2 horas – o bolo de fubá cremoso fica ainda mais gostoso gelado.

Fonte: Panelinha

Bolo de fubá com milho verde

Nesta receita, o bolo de milho além de levar o fubá também conta com o milho verde, que é vendido em conserva no mercado e não leva farinha de trigo. Ideal para quem tem intolerância ao glúten. Assista ao vídeo e veja passo a passo para preparar este bolo super cremoso e cheio de sabor, que é feito no liquidificador.

Muffin de fubá e milho 

A penúltima receita deste post é o muffin de fubá e milho. Neste vídeo, você vai aprender a preparar um muffin delicioso que leva milho, fubá e iogurte natural. Esta combinação de ingredientes deixará o seu bolinho ainda mais fofinho e saboroso! O muffin é ideal para o lanche da tarde ou até mesmo para servir em festas juninas, afinal, ele é preparado em porções individuais. Além disso, você pode vendê-lo e faturar uma grana extra!

Bolo de milho com abobrinha

Para finalizar este post, que tal uma receita salgada? Sim, neste vídeo do Canal Nach GNT, você vai que é possível preparar um delicioso bolo com fubá na versão salgada. Para dar mais sabor a este bolo, ingredientes como queijo meia-cura, abobrinha, queijo parmesão, tomilho e milho verde! Este bolo é ideal para levar em um piquenique ou para colocar na lancheira das crianças.

Conclusão

Ao longo deste post, você pôde conferir 07 receitas de bolo de milho para acompanhar o seu café ou deixar o seu lanche ainda mais nutritivo e saboroso!

Afinal, nada melhor do que se deliciar com um bolo caseiro recém saído do forno, não é mesmo? E mais, você pode aproveitar estas receitas para faturar aquela grana extra vendendo bolo inteiro, em fatias ou em forminhas individuais, como o muffin. Vai ser um sucesso!

E se você é do time que ama um bolo no café da tarde, aproveite para ler este post também: 10 receitas de bolo super fáceis de fazer para o café da tarde.

Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta