Dia do Feirante: 6 dicas para economizar nas compras da feira

Todo mundo ama economizar, não é mesmo? Neste post, você confere dicas para economizar nas compras da feira e ter alimentos mais frescos e acessíveis

Dicas de culinária

Atualizado em 22/08/2022

Dicas de como economizar nas compras da feira

É só falar em feira, que já é possível sentir o cheiro de um delicioso pastel com caldo de cana, não é mesmo? Pois é, ir à feira escolher seus legumes e verduras da semana já faz parte da rotina dos brasileiros. 

A data é tão importante que no dia 25 de agosto é comemorado o Dia do Feirante. A data passou a ser comemorada no ano de 1914 quando pequenos agricultores se reuniram em São Paulo para realizar a primeira feira livre que contou com cerca de 26 feirantes.

Desde então, a realização de feiras tem por objetivo permitir que as pessoas possam ter acesso a produtos mais frescos e com um preço mais acessível. Além disso, a feira é uma forma de dar visibilidade ao pequeno produtor que pode colocar à venda os seus produtos que são cultivados com muito amor.

E para te ajudar a ter produtos mais frescos e por um preço acessível, neste post, você confere uma série de dicas para economizar nas compras da feira.

6 dicas para economizar nas compras da feira 

Dicas de como economizar nas compras da feira

Vamos às melhores dicas para economizar nas compras da feira e ainda ter as melhores frutas e verduras na sua casa. 

Faça uma lista

Não esqueça de fazer uma lista consciente com base nas suas necessidades antes de ir à feira. Opte por alimentos que você gosta de consumir. 

Com uma lista em mãos, você prioriza a compra dos itens que estão faltando e evita o esquecimento de itens importantes.

Fique atento ao cardápio

Diferente das compras feitas em um supermercado, onde os produtos adquiridos possuem uma vida útil muito maior, como feijão, arroz, macarrão, óleo, entre outros. Em uma feira, os produtos vendidos são frescos e, por isso, precisam ser consumidos de forma mais rápida. 

Se você costuma fazer a feira de forma semanal, você pode priorizar a compra dos produtos que já acabaram ou ainda montar um cardápio semanal para que as compras sejam ainda mais assertivas.

Defina o orçamento

Definir um orçamento é um passo essencial para economizar na feira.

Se você pretende economizar, é importante que você defina um valor para gastar durante as suas compras.

Para te ajudar a manter suas compras dentro do orçamento programado, utilize uma calculadora. Ao colocar um produto no carrinho, coloque o valor na calculadora e vá somando até chegar ao orçamento definido.

Consuma os produtos da época 

O Brasil é um país de clima tropical e por isso, a variedade de frutas e verduras é extensa. Por isso, aposte nas frutas e verduras da estação. Elas são mais doces, frescas e geralmente possuem um preço mais acessível. 

Por exemplo, no mês de setembro, frutas como abacaxi e legumes como abóbora começam a estar mais presentes nas feiras e supermercados. 

Fique atento às promoções

Quando o assunto é economizar, nada melhor do que uma boa promoção, não é mesmo? Além de ir à frutaria ou feira de rua, você também pode comprar frutas, verduras e legumes em um supermercado. Isso porque a maioria dos mercados possuem um setor de hortifruti e costumam fazer promoções semanais com foco na venda desses produtos, como terça e quarta verde, etc. 

Armazenamento

Saber como armazenar é talvez uma das dicas de como economizar nas compras da feira mais importantes dessa lista. É ela que vai determinar de fato se você vai aproveitar ao máximo esses alimentos ou se elas vão morrer na sua geladeira, gerando desperdício e prejuízos financeiros. 

E para que isso não ocorra, aposte no bom armazenamento e preparo destes alimentos. Ao chegar da feira, higienize todas as frutas, legumes e verduras. Se possível, pique frutas e porcione para facilitar o consumo. Além disso, você pode aproveitar este momento para preparar polpas de frutas que poderão se transformar em um belo suco. Em nosso canal do YouTube, você confere o passo a passo de como obter polpa de maracujá de forma fácil. O mesmo vale para as folhas, como alface, rúcula e muito mais.

Além disso, você pode congelar frutas e verduras. E para te ajudar neste processo, confira o post com dicas de como congelar frutas e verduras corretamente.  

Conclusão

Ao longo deste post, você pôde conferir várias dicas para economizar nas compras da feira. São dicas úteis e práticas para facilitar o seu dia a dia.

Quer saber mais sobre este tema? Confira nossa seção de Dicas de Culinária. Com elas, você vai encontrar uma série de dicas culinárias para tornar a sua vida na cozinha mais fácil, além de aproveitar ao máximo aqueles ingredientes que geralmente iriam para a lixeira, como os talos do brócolis e couve-flor.

Gostou? Compartilhe este post com seus amigos em suas mídias sociais. 

Até a próxima.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta