Forno Air Fryer: as 4 melhores opções do mercado para 2023

Em dúvida se precisa mesmo de um forno Air Fryer na sua cozinha? Tire todas as dúvidas sobre esse eletrodoméstico surpreendente e veja as melhores opções do mercado.

Receitas para AirFryer

Atualizado em 05/05/2023

pessoa usando forno Air Fryer ligado

Sinônimo de praticidade e saudabilidade, o forno Air Fryer (do inglês, fritadeira a ar), também conhecido como uma verdadeira fritadeira elétrica, é o eletrodoméstico essencial na cozinha de quem precisa de agilidade ou deseja diminuir o valor calórico de algumas refeições.

O seu mecanismo possibilita a “fritura” mesmo sem o uso de gorduras, isso porque o ar dentro dela gira em uma velocidade muito alta em círculos, o que faz a temperatura aumentar. Esse ar quente atinge igualmente todas as partes do alimento, formando uma casquinha crocante e com sabor de frito.

Tendo uma fritadeira em casa, você nem precisa saber cozinhar, pois ela conseguirá fazer muito por você, oferecendo benefícios que realmente podem te ajudar.

 Aproveite a facilidade, segurança (visto que não há perigo de sofrer queimaduras com óleo quente), versatilidade (escolha fritar ou assar), saudabilidade (use o mínimo ou, até mesmo, nada de óleo) e agilidade.

Air Fryer substitui forno ou micro-ondas?

Por ter funções muito parecidas com as do forno elétrico ou micro-ondas, essa dúvida pode surgir, afinal, por que ter dois eletrodomésticos que cumprem o mesmo papel? 

Na verdade, cada um deles tem sua função, ou seja, não se substituem, mas se completam perfeitamente.

Micro-ondas

O micro-ondas é uma peça essencial na cozinha, igualmente à Air Fryer, ele esquenta alimentos em apenas alguns segundos, possui função de descongelamento, um painel com diversas funções e usa baixas temperaturas.

Uma das funções mais usadas do micro-ondas é a de poder descongelar um alimento, a Air Fryer também pode ser usada para esse fim, porém, é menos comum. Na verdade, é mais usada para descongelar alimentos pré-assados/fritos. 

Caso o seu fim seja para descongelar refeições prontas ou carnes, por exemplo, o micro-ondas é o recomendado.

Se você deseja cozinhar, a escolha do eletrodoméstico depende do alimento que irá preparar. O micro-ondas é indicado apenas para alimentos que sejam mais rápidos, como um miojo ou uma quantidade menor de arroz, por exemplo. 

Já a Air Fryer é recomendado para aqueles ingredientes que queremos que fiquem sequinhos, como frango, peixe, carne, batata rústica ou legumes assados, por exemplo.

Forno elétrico

Diferente do micro-ondas, o forno elétrico é mais fácil de ser substituído pela fritadeira, principalmente se na sua casa mora apenas você ou mais uma pessoa, pois a quantidade de alimentos é reduzida. Caso você precise preparar para mais pessoas, o ideal é o forno, pois se torna mais prático.

O modo em que os dois assam, na verdade, é a principal diferença entre eles. Enquanto no forno o ventilador que espalha o ar quente está na parte de trás ou nas laterais; na Air Fryer está no topo, soprando o ar diretamente sobre os alimentos.

Se você está em dúvida de qual escolher, analise a sua rotina e seus objetivos. A fritadeira elétrica é mais eficaz quando o assunto é tempo de preparo, além disso, devido à cesta perfurada, o alimento fica mais sequinho, pois não fica em contato com o óleo (se for usado) ou com o líquido que o alimento solta.

Já os fornos são ótimos para o preparo em quantidades maiores, para assar bolos, pães ou peças que não cabem muitas unidades na Air Fryer.

Melhores opções de Forno Air Fryer para 2023

Analisou sua rotina, suas necessidades, entendeu cada benefício que a fritadeira a ar oferece e agora quer saber qual é o melhor investimento para você? Nós te mostramos! Confira essa lista com as 4 melhores do mercado em 2023:

Fritadeira Forno 3 em 1 – Oster

Destaque em eletrodomésticos que entregam muito mais do que prometem, a Oster projetou a fritadeira dos seus sonhos! 

Entregando 3 produtos em 1 — fritadeira, forno e desidratador —, o modelo também oferece 4 funções pré-programadas e mais 5 para personalizar, além disso, conta com ampla capacidade de 12 litros para você preparar alimentos em quantidades maiores.

Para entregar mais sabor e agilidade nas suas refeições, aproveite os 1.800W de potência da fritadeira forno 3 em 1 da Oster.

Fritadeira Air Fryer 2 em 1 Oven 11L – Philco

Fabricada por uma marca renomada do mercado, Philco, essa fritadeira tem capacidade para 11 litros e uma potência exclusiva de 2000W. Além disso, é perfeita para quem deseja ter eletrodomésticos multifuncionais, pois oferece duas funções: Air Fryer e forno.

Asse, cozinhe e frite em temperaturas de 80 a 200° C e aproveite um timer de 60 minutos que facilitará a sua rotina na cozinha!

Para ver todos os detalhes e garantir sua unidade, basta clicar aqui.

Fritadeira Forno Air Fryer 12L Oven Fry 4 em 1 – Elgin

Projetada pela Elgin, essa é a fritadeira 4 em 1 que assa, frita, desidrata e reaquece, tudo isso em amplos 12 litros de capacidade e potência de 1.800W.

Através do painel touch, você escolhe a temperatura ideal para o seu alimento, sendo de 80 a 200° C, e uma das 10 opções pré-definidas de preparo.

Com apenas 7,4 kg, a sua futura fritadeira 4 em 1 é fácil de guardar, usar e ainda oferece um timer de até 60 minutos. Veja todos os detalhes desse modelo clicando aqui.

Fritadeira Air Fryer Oven 12L – Britânia

Com potência de 1.800W, a fritadeira desenvolvida pela Britânia é 3 em 1, ou seja, em apenas um aparelho, você tem a possibilidade de fritar, assar e reaquecer. Tudo isso em 12 litros de capacidade.

Além das suas 3 utilidades, ela possui a função Timer Controle e a tecnologia Air Flow, proporcionando a circulação 360° do ar quente, o que agiliza ainda mais o preparo dos alimentos, sem perder a qualidade.

Para conferir cada detalhe, basta clicar aqui.

Conclusão

Após cada linha desse post, uma coisa nós precisamos concordar: a fritadeira está sendo cada vez mais útil no nosso dia a dia, principalmente se você também busca agilidade no preparo de alimentos saborosos.

E como nós sabemos que você está buscando uma fritadeira para chamar de sua, aproveite para conferir nossa seção de receitas para Air Fryer. São várias opções de doces, salgados e carnes para você preparar com agilidade no conforto do seu lar.

Com todas essas dicas, conseguiu decidir o modelo da sua próxima aquisição? Guarde bem o link desse post para conferir quando for comprar sua e compartilhe com alguém que também deseja investir na praticidade.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta