8 dicas para limpar e cuidar da sua Air Fryer

Não sabe como remover os resíduos da sua Air Fryer? Neste post, confira dicas de limpeza, cuidados e receitas deliciosas para preparar na fritadeira elétrica.

Dicas de culinária

Atualizado em 22/05/2023

Em uma bancada, posicionada ao lado de uma bandeja com temperos, está a fritadeira elétrica também conhecida como Air Fryer

Todo mundo que costuma cozinhar com frequência sabe como os eletrodomésticos facilitam a rotina de maneira surpreendente, ainda mais a Air Fryer, o utensílio do momento.

Porém, por já ter essa relação muito próxima de amizade com os eletros, provavelmente, também sente a necessidade de deixá-los limpinhos a cada uso, afinal, queremos para sempre na nossa vida, não é?

Mas você sabia que a limpeza vai muito além de estética? Na verdade, limpar os eletrodomésticos é uma tarefa inteiramente associada à saúde, higiene e durabilidade do produto.

Quando os mantemos limpos, estamos prevenindo insetos indesejados, como moscas, baratas e formigas. Além disso, diminuímos os nossos níveis de estresse, visto que casa limpa transmite tranquilidade e bem-estar, assim como aumentamos a vida útil do produto, evitando choques e curtos-circuitos.

Agora, se você aproveitou a alta das fritadeiras a ar e garantiu a sua recentemente, aqui vai algumas dicas de cuidados essenciais — desde o primeiro uso —, para que ela dure por muitos anos, sem causar prejuízos a você, sua saúde e seu bolso.

Cura da Air Fryer

A “cura” é um processo de cuidado com produtos que possuem o material antiaderente em sua superfície. Ele consiste em “hidratar” com uma fina camada de óleo para que os alimentos não grudem e sua fritadeira dure por mais tempo.

Para que o processo seja bem efetuado, basta lavar a cestinha com água e sabão e, com a ajuda de um pincel ou papel-toalha, espalhar algumas gotas de óleo. Em seguida, ligue a fritadeira por 5 minutos a 200° C.

Dica: você pode aplicar óleo todas as vezes que lavar ou sempre que perceber que seus alimentos estão grudando.

Fonte: Canal da Air Fryer.

Como limpar a parte interna

Além da parte removível, o interior da air fryer também costuma sujar com o vapor dos alimentos, por isso, essa também é uma parte essencial para incluir na limpeza. E sim, pode ser limpa!

  1. Tire da tomada a sua fritadeira a ar e tenha certeza de que ela não está quente;
  2. Remova a cesta e o recipiente e vire a Air Fryer de cabeça para baixo;
  3. Use uma esponja macia com água quente. Se necessário, use uma escova macia para remover os resíduos mais difíceis;
  4. Após a limpeza, coloque o aparelho de volta para cima, ligue-o e deixe funcionando por alguns minutos, sem alimento dentro.

Fonte: Philips.

Dicas de limpeza que facilitam

Usando detergente

Com apenas um produto de limpeza, você consegue deixar as peças removíveis da sua fritadeira elétrica em dia, removendo todos os resíduos da refeição preparada. Arregace as mangas e vamos lá!

  1. Comece conferindo que todas as peças estão em temperatura ambiente, para que você não se queime;
  2. Deixe de molho em água quente ou fria por, pelo menos, 15 minutos;
  3. Retire o excesso de resíduos com uma esponja ou escovinha com cerdas macias (é importante que tanto a esponja como a escova sejam bem macias, principalmente se o revestimento for antiaderente);
  4. Em seguida, lave normalmente com detergente, usando o lado macio da esponja, ou preferir pelas que são azuis;
  5. Após secar, monte-a novamente e ligue para aquecer por 5 minutos. Essa etapa do processo é importante para não enferrujar seu eletro.

Fonte: Canal Air Fryer.

Usando bicarbonato de sódio e vinagre

Está precisando de uma limpeza mais pesada na sua fritadeira elétrica? Então essa receitinha chegou em um bom momento, pois ela é ideal para quando o cesto e a cuba estão com resíduos complicados de remover.

  1. Inicialmente, confira que seu aparelho não está conectado à tomada, caso esteja, tire imediatamente e só então comece a limpeza;
  2. Retire o cesto e coloque dentro da sua pia de lavar louças;
  3. Adicione um pouco de detergente, polvilhe o bicarbonato de sódio e cubra tudo com vinagre branco;
  4. Aguarde um instante até que a solução de vinagre com o bicarbonato ajam por completo. Em seguida, complete o cesto com água quente e deixe de molho por alguns minutos (quanto mais suja, mais tempo);
  5. Por fim, lave normalmente com água e detergente. Seque-a e estará pronta para uso.

Fonte: Compra Certa.

Limpeza externa

Gosta de ver tudo limpinho?

Essa etapa também é essencial na hora de fazer a limpeza da sua Air Fryer. Mesmo que não seja onde colocamos os alimentos para preparar, a parte externa acumula poeira e gordura de receitas feitas fora dela. Por isso, veja como limpar a sua sem segredo:

  1. Com a ajuda de um pano úmido bem macio, espalhe detergente neutro em toda a sua área externa. Em seguida, seque e ela está pronta para uso.

Cuidado!

Além dos processos de limpeza, a fritadeira elétrica necessita de alguns cuidados especiais para que aumente sua vida útil. Para isso, é preciso deixar de lado alguns hábitos e se atentar aos produtos usados para limpá-la.

Não esquente água

Em algumas dicas de limpeza, costumamos nos deparar com a opção de ligarmos a fritadeira apenas com água para remover os resíduos mais complicados de saírem. Você já leu algo assim?

Se sim, cuidado! Essa prática pode causar danos ao seu eletrodoméstico tão utilizado e querido no dia a dia, isso porque, ao aquecer apenas a água, será emitido vapor.

Além disso, devido ao seu processo de aquecimento — ventilação acelerada do ar —, possivelmente irá respingar e molhar elementos que podem ser queimados ao entrar em contato com a água.

Mas não para por aí. Na tentativa de “cozinhar” essa água, sua fritadeira pode acabar superaquecendo, chegando a iniciar um pequeno incêndio.

Não limpe com esses produtos!

A fritadeira elétrica funciona com geração de calor e, como você já sabe, calor e alguns produtos não combinam, não é mesmo?

Sendo assim, ao limpar a sua Air Fryer, evite usar produtos inflamáveis como querosene, gasolina ou solventes. Prefira aqueles que sejam mais suaves como um detergente.

Cuide do seu antiaderente

O antiaderente é um revestimento que permite que você prepare seus alimentos sem que grudem, principalmente quando estiver fritando ou assando algo.

Por isso, é essencial cuidar com os utensílios usados para a limpeza e manuseio dos alimentos. Evite usar escovas abrasivas ou esponjas de aço, assim como prefira mexer sua refeição com pegadores de silicone no lugar de garfos ou facas.

Fonte: Cleanipedia.

Um mundo de possibilidades

Em uma bancada repleta de utensílios de cozinha com temperos e alimentos está a Air Fryer com o cesto aberto com carne assada
Foto: Divulgação/Freepik

É assim que podemos definir a air fryer quando o assunto é receitas saborosas, pois são muitas opções de dar água na boca: de legumes a pudins ou de frango a diversas variedades de doces

Você gosta da praticidade que esse eletrodoméstico oferece e deseja incluir mais nas suas refeições? Não se preocupe, nós, do Cooky, já preparamos uma sessão exclusiva para você. É só clicar aqui e conhecer as inúmeras possibilidades.

Conclusão

Esse post ajudou você? Então compartilhe com seus familiares e confira mais alguns que podem facilitar a sua rotina com dicas exclusivas:

Até mais!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta