03 receitas para você aprender como preparar uma massa caseira perfeita

Nada melhor do que uma bela massa caseira para o seu almoço ou jantar, não é mesmo? Neste post, você confere 03 receitas para preparar a massa caseira perfeita!

Pães e massas

Atualizado em 11/11/2021

Receitas para preparar a massa caseira perfeita

As massas são amigas para todas as horas!

Quem nunca:

  • Preparou um espaguete porque estava na correria? 
  • Quis fazer um jantar especial, mas por não ser muito habilidoso resolveu colocar todas as esperanças em um carbonara?
  • Ia receber toda a família em casa e resolveu fazer aquela lasanha deliciosa?
  • Resolveu fazer uma pasta e fagioli ou qualquer outra massa para um dia frio, perfeito para assistir um filminho?

Desculpas não faltam para quem quer preparar uma massa, ela pode ser feita em momentos especiais ou no dia a dia, toda essa versatilidade vem das milhares de opções de molhos e acompanhamentos que podemos fazer.

Essa delícia que foi inventada pelos chineses e eternizada pelos italianos, merece um lugar especial em sua mesa, não é mesmo?

Por isso, que tal aprender a fazer uma bela massa caseira? Não deixe essa oportunidade passar, porque hoje é o dia perfeito para despertar o italiano que existe dentro de você!

Massas longas: massa caseira de macarrão

Receita de massa caseira longa

Vamos começar com as massas longas, por exemplo, o espaguete que é um velho conhecido nosso, não é mesmo?

Mas, é importante que você saiba que com essa receita de massa caseira, é possível fazer uma série de outros tipos de massa longa, como talharim, por exemplo.

Ingredientes

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 400g)
  • 4 ovos
  • 3 colheres (chá) de sal
  • Farinha de trigo para polvilhar a bancada

Modo de preparo

  1. Numa tigela grande, misture a farinha de trigo com o sal e abra um buraco no centro. 
  2. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para o centro da tigela com farinha – se um estiver estragado você não perde toda a receita. Com um garfo, mexa apenas os ovos para misturar as gemas com as claras. Aos poucos, misture os ovos com a farinha, fazendo movimentos circulares do centro para a borda da tigela, em sentido horário. 
  3. Assim que a farinha incorporar os ovos, misture e amasse com a mão até formar uma bolota. Transfira a massa para a bancada e amasse bem até ficar lisa e macia – isso leva cerca de 15 minutos. Embale a massa com filme e deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos. 
  4. Prepare uma assadeira polvilhada com farinha de trigo. Leve ao fogo alto uma panela grande com cerca de 5 L de água para ferver. 
  5. Polvilhe a bancada de trabalho com um pouco de farinha. Desembale, transfira para a bancada e, com uma espátula (ou faca), divida a massa em 4 partes – assim fica mais fácil para abrir. Polvilhe mais um pouco de farinha sobre a bancada e, com o rolo de macarrão, abra uma das partes da massa formando um retângulo de cerca de 40 cm x 20 cm – a massa deve ficar bem fina, com cerca de 2 mm de espessura. 
  6. Para fazer o talharim: polvilhe farinha sobre a massa e dobre, no sentido do comprimento, 4 vezes – é importante dobrar a partir de um dos lados menores do retângulo, assim os fios de macarrão ficam mais longos; corte a massa em fatias de cerca de 0,5 cm; solte os fios e transfira para a assadeira polvilhada com farinha. Repita com o restante da massa. 
  7. Assim que a água ferver, adicione 2 colheres (sopa) de sal e acrescente o talharim. Misture com um garfo apenas para soltar os fios e deixe cozinhar por cerca de 7 min até ficar al dente. Assim que estiver cozido, passe o macarrão por um escorredor e deixe escorrer bem a água. Transfira o macarrão para uma travessa e sirva a seguir com o molho de sua preferência.

Fonte: Panelinha

Massas curtas: massa caseira com semolina

Receita de massa caseira curta com semolina

Massas curtas são ótimas para quem está começando, porque não é preciso usar nenhum utensílio específico, um garfo já é suficiente para montar uma massa criativa.

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de semolina de trigo durum (320g)
  • ⅔ de xícara (chá) de água morna (160 ml)
  • Sal para cozinhar a massa
  • Semolina a gosto para polvilhar

Modo de preparo

  1. Numa tigela grande, coloque a semolina e abra um buraco no centro. Vá acrescentando a água morna aos poucos, misturando com um garfo do centro para fora — é importante incorporar a água à farinha aos poucos, para não adicionar água em excesso; no começo vai parecer seco demais, mas é assim mesmo.
  2. Assim que você conseguir formar uma bolota ainda não homogênea, transfira a massa para a bancada e sove por 10 minutos, até ficar lisa e macia. A textura é mais firme e seca do que a de massa de pão — se ficar muito úmida já na sova, será mais trabalhoso modelar o macarrão após o descanso. No começo é um pouco mais difícil mesmo, parece que não vai dar certo, mas conforme a massa é sovada ela vai ficando lisinha e macia.
  3. Embale a massa com filme (ou num saco plástico) e deixe descansar por 30 minutos — esse descanso é essencial, a massa fica menos elástica e mais macia, facilitando a modelagem. Se preferir utilizar um pano, umedeça-o com um pouco de água, pois a massa pode ressecar.
  4. Com uma espátula de padeiro (ou faca), corte uma porção da massa e modele, formando um rolinho de cerca de 1,5 cm de espessura. Com a espátula, corte o rolinho em pedaços de cerca de 1 cm. Mantenha o restante da massa coberto para não ressecar. Atenção: não precisa polvilhar a bancada com semolina para modelar a massa.
  5. Para modelar a massa: utilize utensílios como ralador, tábua para nhoque, ou um garfo para dar formato aos pedaços de massa. Transfira as massas modeladas para uma assadeira polvilhada com um pouco de semolina para evitar que grudem umas nas outras e repita com o restante da massa.
  6. Para cozinhar a massa: leve uma panela grande com cerca de 5 litros de água ao fogo alto. Quando a água ferver, misture 2 colheres (sopa) de sal e adicione os orecchiettes. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até ficarem al dente. Assim que estiverem cozidos, escorra a água e sirva com o molho de sua preferência.

Fonte: Panelinha

Massa caseira verde

Receita de massa caseira verde

Para quem quer um desafio maior para impressionar os convidados, aí vai uma receita de massa verde que deixa qualquer um com vontade de comer, só de olhar.

Ingredientes

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 400 g)
  • 4 xícaras (chá) de folhas de espinafre (½ maço)
  • 4 ovos
  • 1 colher (chá) de sal
  • ½ xícara (chá) de água
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada

Modo de preparo

  1. Destaque as folhas de espinafre dos talos e lave sob água corrente. Transfira para uma panela média, junte a água, tampe e leve ao fogo baixo por cerca de 8 minutos, até as folhas ficarem bem macias – não cozinhe o espinafre demasiadamente, é importante que ele fique macio, mas sem perder o tom de verde.
  2. Escorra o espinafre numa peneira e pressione com uma colher para retirar bem a água. Enquanto amorna, separe os outros ingredientes – assim o calor do espinafre não cozinha os ovos.
  3. Assim que o espinafre estiver morno, aperte bem as folhas com as mãos para tirar todo o líquido e transfira para o liquidificador – é importante espremer bem as folhas para que a água não interfira na umidade da massa.
  4. Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez e junte ao espinafre – se um estiver estragado você não perde a receita. Bata por 2 minutos até triturar bem o espinafre.
  5. Numa tigela grande, misture a farinha com o sal, abra um buraco no centro e despeje os ovos batidos com o espinafre. Com um garfo, vá incorporando o líquido à farinha, fazendo movimentos circulares do centro para a borda da tigela.
  6. Termine de misturar com as mãos até formar uma bola. Transfira para a bancada levemente enfarinhada e sove até a massa ficar bem lisa e macia, por cerca de 10 minutos – a massa com espinafre é mais úmida, não incorpore farinha demais na sova, para que não fique ressecada e dura. Forme uma bola, embale com filme e deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos antes de abrir.
  7. Passado o tempo de descanso, polvilhe a bancada com farinha, desembale a massa e, com uma espátula (ou faca), divida em 6 partes – assim fica mais fácil de abrir. Mantenha os pedaços de massa cobertos com um pano para que não ressequem durante o processo de abertura.
  1. Para abrir a massa usando um rolo de macarrão: aperte delicadamente a porção de massa para deixar no formato de um retângulo – assim fica mais fácil de abrir para cortar no formato desejado. Polvilhe a bancada, a massa e o rolo com farinha. Abra a massa até ficar com cerca de 1 mm de espessura, polvilhando com farinha durante todo o processo e corte no formato desejado.
  2. Para abrir a massa usando um cilindro de macarrão: abra um pedaço de massa por vez. Polvilhe o cilindro e cada porção de massa com farinha; comece abrindo pelo nível zero (maior espaço entre os cilindros), passe a massa pelo cilindro, dobre a massa ao meio e repita o processo por cerca de 6 vezes – assim ela fica bem macia e já começa a ganhar o formato retangular da largura do cilindro. Comece a afinar a massa: mude a posição de abertura entre os rolos para o próximo nível, polvilhe a massa com farinha e passe duas vezes pelo cilindro. Repita esse procedimento até o nível 6 do cilindro, para que a massa fique com cerca de 1mm de espessura. Passe a faixa de massa aberta pelo cortador do cilindro (ou corte a massa no formato desejado: fettucine, maltagliati ou talharim por exemplo).
  3. Polvilhe a bancada (ou uma travessa) com farinha e coloque a massa cortada e enfarinhada. Cubra com um pano de prato para a massa não ressecar.
  4. Para cozinhar a massa: leve uma panela grande com cerca de 5 litros de água ao fogo alto. Quando a água ferver, misture 2 colheres (sopa) de sal e adicione a massa. Mexa de vez em quando, até ficar al dente – atenção: o tempo de cozimento pode variar de acordo com a espessura e formato da massa.
  5. Escorra o macarrão e sirva com o molho de sua preferência.

Fonte: Panelinha

Conclusão

O que achou dessas três receitas que vão te ajudar a preparar a massa caseira perfeita? Ficou animado para preparar, mas não está com tempo?

Então, que tal conferir mais algumas dicas? No supermercados podemos achar diversos tipos de massas prontas que também dão um resultado delicioso, mas para você aproveitar ao máximo a massa e fazer um prato digno de comemoração, preparamos um post só com dicas de como acertar o ponto do macarrão além de 10 receitas fáceis de molhos surpreendentes!

Aproveita e convida os amigos para esse almoço e jantar comemorativo! Ou ainda compartilhe este post com eles em suas redes sociais, quem sabe eles não façam o convite para você se deliciar com uma boa massa caseira?

Até a próxima!

Deixe uma resposta