Feijão vermelho com bacon e calabresa

O feijão faz parte da vida dos brasileiros. E não é para menos, ele é delicioso e cheio de nutrientes. Aqui em casa, este grão faz sucesso e permite que possamos preparar inúmeros pratos deliciosos.

Além dele acompanhar o arroz, aqui em casa, o feijão também vira uma sopa cheia de sabor. Por isso, nesta receita, você vai aprender como preparar um feijão vermelho com bacon e calabresa bem saboroso e em maior quantidade para que você tenha o feijão presente em mais refeições.

Ingredientes

  • 500g de feijão vermelho
  • 02 folhas de louro
  • 1 calabresa
  • 200g de bacon
  • 1/2 cebola em cubos
  • Alho a gosto
  • 1 colher de sopa de passata de toma ou extrato de tomate
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • Pimenta calabresa a gosto

Modo de preparo

Colocando o feijão de molho

Para evitar que o feijão cause gases ou outras complicações estomacais, é ideal que você deixe o feijão de molho por pelo menos 12h. Neste período, troque a água pelo menos 2 a 3 vezes.

Cozinhando o feijão

Após finalizar o período de molho, escorra o feijão. Coloque-o em uma panela e cubra com água e 2 folhas de louro. Assim que levantar a fervura, com o auxílio de uma escumadeira retire a espuma que fica por cima da água. Depois, feche a panela e deixe o feijão cozinhar na pressão por 30 minutos. Passado os 30 minutos, desligue a panela, espere a pressão sair e abra para conferir o ponto do feijão. Se estiver pronto, é só retirar as folhas de louro e iniciar o tempero.

Temperando o feijão

Em uma panela grande, frite a calabresa e reserve. Frite o bacon e reserve. Doure a cebola em cubos e acrescente o bacon e a calabresa. Misture bem. Acrescente 2 conchas com feijão e caldo. Misture novamente e acrescente os temperos de sua preferência. (Sal e pimenta). Em um prato, coloque duas conchas de feijão sem caldo e com o auxílio de um garfo, esmague os feijões. Acrescente o feijão esmagado na panela e misture. É este feijão amassado que deixará seu caldo mais grosso e saboroso. Por fim, coloque a passata ou extrato de tomate. Misture mais uma vez e acrescente o restante do feijão cozido. Misture novamente e deixe ferver para que todo o feijão possa engrossar e incorporar o sabor dos temperos e defumados. Acerte o sal e delicie-se! Depois é só guardar o feijão em vários potes e congelá-los. Assim, você terá o feijão sempre à disposição.

Cozinhar é uma das minhas paixões desde a adolescência. Cozinhar é mais do que misturar ingredientes e acertar no tempero, mas para mim é mais uma forma de demonstrar amor. Um bom prato de comida eterniza momentos!

Gostou da receita? Deixe seus comentários, dúvidas ou ainda envie uma foto do resultado

5 1 vote
Avaliação da Receita
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ana Carolina Liebert
criada por: Ana Carolina Liebert
Avaliação da receita
(1 voto, média 5)
Rendimento 5 - 6 pessoas
Duração 01:30
Dificuldade Fácil