A banana é uma fruta que possui vários tipos, é possível encontrar banana de vários tamanhos e sabores. No Brasil, os tipos mais cultivados e também consumidos são: prata, nanica, maçã, ouro e terra. 

Por ter uma variedade imensa, essa é uma das frutas queridinhas de todo o brasileiro, especialmente pela facilidade encontrar a banana em vários lugares, como frutarias, verdureiras e supermercados, e claro, o preço acessível.

Com tantas vantagens, na cozinha, a banana é super versátil. Nesta receita super fácil e barata de preparar, a banana se transforma em uma deliciosa sobremesa. 

Mas é claro que a banana pode ser usada em pratos agridoces, aqueles que mesclam perfeitamente ingredientes doces e salgados em um só prato, como é o caso da farofa de banana

Além da versatilidade deste ingrediente, o consumo regular da banana traz inúmeros benefícios. Entre eles estão: 

  • A banana auxilia na redução de cãibras;
  • Ela auxilia na melhora do sono e humor;
  • A fruta aumenta a saciedade e por isso pode ser sua aliada na perda de peso;
  • A banana ainda auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares.

Confira agora essa deliciosa receita! Se preferir, você também pode variar na preparação deste prato usando ingredientes como morangos, pêssegos e abacaxi. Experimente!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Ingredientes

  • 08 bananas maduras
  • 1 xícara de chá + 1 colher de sopa de açúcar
  • 1/2 litro de leite
  • 3 colheres de sopa de amido de milho
  • 2 ovos (separe as claras das gemas)
  • 1 lata de leite condensado
  • Gotas de limão

Modo de preparo

Creme Branco

Em uma panela acrescente o leite, o amido de milho, as 2 gemas e o leite condensado, mexendo até engrossar. Transfira para uma travessa que será utilizada para servir sua sobremesa de banana.

Doce de Banana

Corte as bananas em rodelas, reserve. Coloque 1 xícara de açúcar na panela e deixe derreter até começar a ficar dourado. Assim que chegar nesse ponto, acrescente as bananas já cortadas e deixe dourar. O ideal é não deixar as bananas se desmancharem. Coloque este creme em cima do creme branco feito anteriormente.

Suspiro de Clara em Neve

Bata as claras em neve com 01 colher de sopa de açúcar. Acrescente também umas gotas de limão. Espalhe essa misture por cima do doce de banana e leve ao forno já pré-aquecido apenas para dourar. Espere esfriar um pouco e em seguida leve a geladeira por aproximadamente 03 horas.

Sou uma cozinheira de final de semana. Adoro preparar almoços e jantares para familiares e amigos, é um momento sempre agradável de muita descontração. A cozinha com certeza é uma ótima forma de unir pessoas.

Gostou da receita? Deixe seus comentários, dúvidas ou ainda envie uma foto do resultado

4 147 votes
Avaliação da Receita
Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cristiane Schuelter
criada por: Cristiane Schuelter
Avaliação da receita
(147 votos, média 4)
Rendimento 7 - 8 pessoas
Duração 00:45
Dificuldade Fácil