Dicas de decoração para Festa Junina: aprenda a preparar uma mesa linda

A decoração de uma Festa Junina faz toda a diferença na comemoração. Por isso, neste post, você confere dicas de decoração para Festa Junina para arrasar no arraiá

Entretenimento

Atualizado em 10/06/2022

Dicas de decoração para Festa Junina

Já estamos em junho, então chegou a hora de tirar o chapéu de palha do armário, sacudir o pó da camisa xadrez e já começar a pesquisar as quermesses mais próximas da região. Mas também há aquelas pessoas que fazem as próprias festas, organizam tudo, desde as comidas típicas até a decoração, tudo para fazer um arraiá em casa mesmo, juntando toda a família e amigos para curtir uma quadrinha ao ritmo de “Olha a cobra! É mentira”.

Se você gosta de curtir o São João em uma quermesse está ótimo, mas se prefere curtir em casa, está ótimo também. O importante é não deixar o mês de junho passar em branco, porque é muita comida boa para desperdiçar.

Para as pessoas que são do time arraiá em casa, esse post é para vocês, porque as festas juninas tem todo um cenário que precisa ser construído, afinal estamos falando de uma festa que além de todas as comidas tradicionais e brincadeiras, também tem todo o espírito tradicional de aproveitar a noite ao redor da fogueira comendo milho assado e tomando quentão. 

Mas como trazer toda essa atmosfera para dentro de casa?

Se você também está com essa dúvida, não deixe de ver o post até o final, aqui você irá encontrar várias dicas de decoração para Festa Junina e assim aprender como fazer uma mesa digna de um bom arraiá.

Dicas de decoração para Festa Junina: itens tradicionais

Quando falamos de festas temáticas, sempre tem aqueles objetos que são fundamentais para dar cara à  comemoração, por exemplo, quando falamos de natal, já pensamos na árvore de natal e com a festa junina não é diferente e tenho certeza que você já deve estar enumerando os itens em sua mente, mas para não deixar nenhum deles escapar, vamos fazer uma lista:

Estampa xadrez:

Dicas de decoração para Festa Junina
Foto: Divulgação/Tenda Atacadão

Quem aí nunca teve que comprar ou pedir uma camisa xadrez para dançar uma quadrilha? 

A estampa xadrez é bem característica da festa junina, como dito anteriormente, muitas pessoas usam a estampa em roupas, mas você pode buscar usar o xadrez na toalha da mesa, no guardanapo ou usando como detalhes na decoração.

Palha:

Dicas de decoração para Festa Junina
Foto: Divulgação/Sepac

Palha não pode falar!

Sem dúvida o chapéu de palha faz conjunto com a camisa xadrez, mas a palha também dá uma cara mais rústica para a decoração, que tem tudo haver com um ambiente de fazenda. Além da palha você pode usar o vime ou sisal que também vão dar um ar mais rústico ao ambiente, invista em cestos, móveis que tenham detalhes em sisal ou em pequenos detalhes com palha.

Bandeirinhas:

Dicas de decoração para Festa Junina
Foto: Divulgação/CyberCook

As bandeirinhas alegram todo o ambiente!

Com suas cores chamativas, as bandeirinhas trazem cor à festa junina, além de trazer um caráter alegre para o ambiente. As bandeirinhas podem ser achadas em diferentes modelos, que vão desde do papel de seda, o mais tradicional, ao plástico e até em tecido. Você até acha bandeirinha estampada e em renda, acredita?

O legal das bandeirinhas é que elas são baratas e já vai dar um super charme para o seu arraiá.

Balão:

Dicas de decoração para Festa Junina
Foto: Divulgação/Ideias Decor

Balão só se for de decoração!

Os balões são lindos, fazem um par ótimo com as bandeirinhas, com suas cores chamativas, dando o ar descontraído à festa, mas muita gente ainda não entendeu que o balão pode fazer muito estrago, além de ser perigoso, por isso balão só de for de enfeite.

Você pode colocar os balões de papel junto com as bandeirinhas, mas também pode colocar em cima da mesa.

Flores:

Dicas de decoração para Festa Junina
Foto: Divulgação/Marabraz

As cores e aromas da festa junina.

Você já deve ter percebido que as cores da festa junina são sempre bem chamativas e alegres, porque afinal é uma festa e tem que ser animada. As flores são peças chave em várias decorações e quando estamos falando de uma festa que remete o campo, nada melhor que investir em flores, coloridas como margaridas,  girassóis e flores do campo.

Além dos itens acima você pode usar outros objetos que irão trazer um diferencial para o seu arraiá, como por exemplo: paletes,estampinhas de São João enfeitando algum doce, garrafas coloridas como vaso de flores, fitas coloridas e muito mais.

Colocando a mão na massa!

Aqui no Cooky você já colocou bastante a mão na massa, preparando as dicas de decoração para Festa Junina que compartilhamos por aqui, mas agora as dicas vão ser diferente.

Se você gosta do estilo “faça você mesmo”, separamos dois vídeos que ensinam alguns itens de decoração bem com cara de festa junina, para decorar a sua mesa.

Balão, Fogueira e Pipoca

No primeiro vídeo você vai aprender a usar um balão super bonito que pode ser usado como centro de mesa, uma fogueira que também pode ser usada como centro de mesa, além de embrulhar algum doce como paçoca e um saquinho de pipoca decorado, super fácil de fazer.

Juta, Fita e Xita

Nesse vídeo você aprende a montar uma mesa usando materiais bem baratinhos e forma muito simples. O importante é usar e abusar das cores e das estampas.

Comida não pode faltar

Falamos bastante sobre a decoração, demos dicas de itens tradicionais que não podem faltar na composição da sua mesa de festa junina e também separamos dois vídeos que te ensinarão o passo a passo de algumas decorações bem legais e fáceis de fazer. Mas uma coisa, ou melhor, algumas coisas que não podem faltar nessa festa são as comidas!

Aqui no Cooky somos especialistas em fazer vocês ficarem com água na boca e quando falamos de Festa Junina, isso nem é difícil. 

Além de ajudar com dicas de decoração para Festa Junina decoração, aqui você também pode encontrar 10 receitas para inovar no preparo do vinho quente6 receitas para matar a saudade das Festas Juninas, 7 receitas diferentes de bolo de fubá, entre outras receitas que vão incrementar o seu arraiá.

Para fazer uma boa festa junina é só ter muita animação, porque o arraiá sem festa não vai fazer ninguém dançar. 

Conta pra gente o que você achou das dicas de decoração e não esquece de compartilhar com a gente a sua mesa decorada. Aproveita para compartilhar nas redes sociais e com os amigos, queremos ver todo mundo comemorando o São João esse ano!

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta