Milho: 10 receitas que vão surpreender o seu paladar

O milho é um ingrediente versátil, pois pode ser usado no preparo de pratos doces e salgados. Neste post, você confere 10 receitas, onde o milho é a estrela do prato e vai surpreender o seu paladar

Pães e massas

Atualizado em 06/10/2021

receita de polenta com costelinha de porco

O milho é um ingrediente extremamente versátil, pois pode ser usado no preparo de pratos doces e salgados. Pode ser servido frio ou quente. Mas você tem ideia de onde surgiu este ingrediente, que de tão presente em nosso dia a dia, parece ser brasileiro?

De acordo com estudo publicado em uma revista científica chamada PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences), os primeiros registros do cultivo do milho foram encontrados no México há mais de 07 mil anos. 

Já um outro artigo publicado na revista Nature aponta que o milho é cultivado na América do Sul há 4 mil anos. Já no Brasil, o consumo do milho passou a acontecer após a chegada dos europeus.

Atualmente, há uma série de espécies de milho, de cores e formatos diferentes.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a história deste alimento que tem a versatilidade como uma grande qualidade, que tal conhecer 10 receitas feitas à base de milho que vão surpreender o seu paladar?

Picolé de milho verde

Nada melhor do que curtir o verão se deliciando com um belo picolé, não é mesmo? Neste vídeo, você confere o passo a passo para preparar um picolé cheio de sabor que leva apenas quatro ingredientes, entre eles está o milho de verde em conserva, que pode ser encontrado facilmente em qualquer supermercado.

Se preferir, você pode utilizar o milho em espiga ou o milho congelado. No entanto, o ideal é que você cozinhe o milho antes de utilizá-lo para preparar os picolés.

Bolinho de milho verde

Por ser um ingrediente muito versátil, o milho verde pode ser utilizado para dar sabor e textura aos pratos salgados. Assista ao vídeo e veja como preparar um bolinho de milho verde incrível.  

Este bolinho que não leva nenhum tipo de farinha no preparo pode ser servido com lanche, entrada ou petisco. Para realçar o sabor deste prato, você pode preparar uma maionese verde ou uma bela maionese de alho.

Creme de milho

Fácil de preparar, este creme de milho pode ser o acompanhamento ideal para o seu almoço ou jantar. Para esta receita, você vai precisar de ingredientes, como milho verde enlatado, parmesão, requeijão e leite.

Com estes ingredientes, é quase impossível que este prato fique ruim, não é mesmo? Este creme pode ser acompanhado por um belo arroz branco, filé de frango grelhado e salada. 

Creme de milho

Curau

Sabe aqueles dias de frio, em que tudo que desejamos é um prato saboroso e quentinho para aquecer o corpo e o coração? O curau de milho é a receita ideal para preparar nos dias em que a temperatura está mais baixa.

Neste vídeo, você vai aprender a preparar um delicioso curau de milho feito com espigas de milho super fresquinhas. Para finalizar este prato, coloque canela em pó por cima do curau de milho cremoso. Se preferir, você pode servir o curau frio.

Pamonha

A pamonha é uma iguaria típica brasileira facilmente encontrada em estados do Nordeste, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Um dos itens que deixa a pamonha ainda mais charmosa é a palha do milho que é utilizada para embalar esse famoso quitute brasileiro.

Assista ao vídeo e veja como preparar uma pamonha super saborosa que é feita utilizando apenas 03 ingredientes. Além disso, você pode utilizar esta receita para faturar uma grana extra vendendo pamonhas.

Polenta

A polenta é uma comida típica italiana, mas ela faz sucesso em inúmeros outros países, como o Brasil, por exemplo. Nesta receita, a polenta foi preparada utilizando a farinha de milho, assim como manda a tradição italiana. 

Para acompanhar este prato delicioso, você pode apostar no preparo de uma costelinha de porco assada no forno ou ainda num belo molho de frango ou carne moída. 

Polenta com costelinha de porco

Pudim de milho verde

Esta receita é para quem ama pudim! Você sabia que é possível preparar um pudim delicioso utilizando o milho verde? Neste vídeo, você confere o passo a passo para preparar em casa este pudim que leva milho em lata, leite condensado e creme de leite entre os ingredientes. 

O milho deixará este pudim ainda mais cremoso.Para finalizar a receita, o pudim leva uma calda de caramelo super saborosa que vai encantar o seu paladar.

Pão de milho

Uma das receitas que não pode faltar neste post é o pão de milho. Esse pãozinho de milho, além de delicioso, é ideal para ser servido em seu café da manhã acompanhado da sua geleia preferida ou de um belo requeijão.

Essa receita leva ingredientes, como fubá, farinha de milho e óleo de milho e rende 10 pãezinhos de milho de 100 gramas cada. 

pão de milho caseiro

Sopa de milho

Quem disse que não pode comer sopa no verão? Neste vídeo, a chef de cozinha, Rita Lobo ensina como preparar uma sopa de milho cremosa e cheia de sabor.

Uma das vantagens dessa sopa, que leva milho congelado, noz moscada e vinho, é que ela pode ser servida quente ou fria. Ou seja, você pode degustar este prato em todas as estações do ano.

Bolo de fubá

A última receita deste post é o bolo de fubá. Este bolo é prático e fácil de preparar, pois a massa do bolo é preparada utilizando o liquidificador. 

Entre os ingredientes utilizados, estão o fubá, o milho verde e o queijo parmesão. Esta combinação de sabores deixará o bolo mais saboroso e fofinho.

E você pode servi-lo tanto no café da manhã ou transformar o seu lanche da tarde em um momento ainda mais gostoso.

Bolo de fubá

Conclusão

Ao longo deste post, você pôde conferir 10 receitas que levam milho no preparo e vão surpreender o seu paladar. 

Além disso, o milho traz benefícios à saúde. Ele é fonte de fibras, rico em vitaminas e minerais e possui substâncias antioxidantes, como o ácido fítico que auxilia na absorção adequada de minerais, como ferro e zinco.

Agora você tem mais motivos para incluir o milho em sua alimentação. Mas agora, nós queremos saber: você costuma usar o milho na preparação de receitas? Qual a receita que leva milho no preparo que não pode faltar na sua casa? Deixe sua resposta nos comentários!

Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta