Tilápia grelhada com molho branco

Peixes e Frutos do Mar

Imprimir
  • Ingredientes: 9
  • Duração
  • Rendimento
  • Dificuldade
  • Comentários 0
  • Avaliação desta receita
    1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhuma Avaliação)
    Votando...Votando...
Publicou 26 receitas

Cozinhar é uma das minhas paixões desde a adolescência. Cozinhar é mais do que misturar ingredientes e acertar no tempero, mas para mim é mais uma forma de demonstrar amor. Um bom prato de comida eterniza momentos!

Sobre esta receita

No dia 17 de fevereiro teve início a quaresma. Neste período que antecede a Sexta-Feira Santa e o domingo de Páscoa, o consumo de peixe costuma aumentar. Pensando nisso, eu resolvi trazer para vocês uma receita de tilápia grelhada com molho branco, que é de dar água na boca. O sabor é delicioso e o modo de preparo é fácil e prático.

Para quem ainda não sabe, a tilápia é um peixe de água doce. Com este peixe, você pode preparar inúmeros pratos, como peixe assado, frito e até mesmo grelhado.

Como acompanhamento para esta tilápia grelhada, aposte em uma salada refrescante e um belo arroz branco. Quer aprender a preparara esta salada colorida? Clique aqui e confira a receita!

 

 

 

Ingredientes
  • Tilápia 400 gramas
  • Pimentão amarelo pequeno fatiado 1
  • Pimentão vermelho pequeno fatiado 1
  • Pimentão verde pequeno fatiado 1
  • Cebola picada em cubos 1/2
  • Colheres de sopa de alho amassado/picado 02
  • Colheres de sopa de manteiga 02
  • 02 caixinhas de creme de leite 200 gramas
  • Sal, limão taiti e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo

Tempere os peixes

Com pelo menos duas horas de antecedência tempere os peixes com sal, limão e pimenta do reino. Nesta receita, eu utilizei o limão taiti, mas você pode usar qualquer limão que encontrar em mercados ou verdureiras ou qualquer limão que você tiver em casa.

Se você não tem noção do quanto de tempero colocar quando a receita sugere “a gosto”. Vou detalhar as quantidades que usei nesta receita, uma colher de chá de sal, suco de dois limões sem semente e uma colher de chá rasa de pimenta do reino.

Para extrair as sementes do suco, passe-o em uma peneira.

Coloque os peixes em um recipiente e em seguida despeje os temperos. Com as mãos limpas, massageie as tilápias para que o peixe possa absorver bem o tempero.

Em seguida, feche o recipiente com uma tampa ou cubra com plástico filme e deixe marinar por pelo menos duas horas. Quanto mais tempo, o seu peixe ficar marinando, mais saboroso ele ficará.

1

Preparando o peixe

Depois de marinar, o seu peixe está pronto para ser preparado. Escorra o tempero excedente e comece a grelhar os peixes. A receita sugere duas colheres de sopa de manteiga. Você deve dosar a quantidade de manteiga de acordo com a quantidade de peixe.

Na minha frigideira, cabiam apenas duas tilápias por vez. Por isso, fui colocando aos poucos a manteiga. Ela serve para dar sabor e evitar que os peixes grudem no fundo.

Assim que a manteiga estiver quase derretida, acrescente as tilápias. Deixe grelhar até que um dos lados da tilápia esteja dourado. Depois vire o peixe e deixe dourar o outro lado.

Após grelhar todas as tilápias, leve-as para uma forma.

2

Preparando o molho branco

Para preparar o molho, você pode utilizar a mesma frigideira onde as tilápias foram grelhadas. Caso possa ter um resquício de queimado em sua frigideira, sugiro que lave antes de iniciar o preparo do molho.

Na frigideira, coloque a cebola e o alho para dourar. Em seguida, acrescente os pimentões fatiados. Deixe os pimentões murcharem e acrescente o creme de leite. Mexa bem para que todos os sabores sejam incorporados ao creme. Deixe engrossar e o seu molho estará pronto.

Caso os peixes tenham esfriado enquanto você preparava o creme, é só colocar o creme por cima das tilápias e finalizar no forno.

3

Receitas Relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cooky © 2014-2021. Todos os direitos reservados.