Biscoito: 10 receitas para colocar a mão na massa

Nada melhor do uma xícara de café acompanhado de biscoitos, não é mesmo? Neste post, você confere 10 receitas de biscoito deliciosos para você colocar a mão na massa

Bolos e tortas doces

Atualizado em 06/10/2021

Biscoito: 10 receitas para colocar a mão na massa

É biscoito ou bolacha? Vixi, essa discussão é tipo aquela de quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha.

Tem lugar onde as pessoas chamam de biscoito e tem lugar que chamam de bolacha e as variações não ficam só no nome não, também tem as receitas, porque é tanto biscoito/bolacha diferente que a gente fica até perdido. 

Mas nada melhor do que um biscoito ou uma bolachinha para acompanhar o café da tarde ou lanchinho, não é mesmo? E melhor ainda se os biscoitos que você vai consumir são caseiros. Pensando nisso, neste post, você vai conferir 10 receitas de biscoito super saborosas que vão deixar o seu dia a dia ainda mais doce.

Então, não vamos mais perder tempo, né! É hora de conferir as receitas e colocar a mão na massa!

Palmier com Canela

Receita de Palmier com Canela

Ingredientes

  • 400 g de massa semi folhada congelada
  • ½ xícara (chá) de açúcar cristal
  • 1 colher (chá) de canela
  • água para pincelar

Modo de preparo

  1. Retire a massa folhada do congelador 2 horas antes de começar o preparo.
  2. Numa tigela, misture o açúcar cristal com a canela.
  3. Com um rolo, abra a massa folhada, mantendo seu formato retangular, até ficar com 0,5 cm de espessura. Pincele com água e use uma pequena quantidade da mistura de açúcar e canela para polvilhar toda a superfície.
  4. Dobre as duas laterais mais longas até que as pontas se encontrem no centro do retângulo. Pincele com água e polvilhe com mais um pouco da mistura de açúcar e canela. Dobre as laterais novamente (sempre as mais longas). Pressione de leve – isso impede que as camadas abram na hora de assar. Mais uma vez, pincele com água e polvilhe com açúcar e canela. Dobre pela última vez, pressionando para unir as extremidades como se fechasse um livro. Reserve o restante da mistura de açúcar e canela para a finalização.
  5. Leve a massa dobrada para firmar na geladeira por pelo menos 30 minutos – quanto mais firme estiver, mais fácil de cortar as fatias.
  6. Dez minutos antes de tirar da geladeira, preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média).
  7. Retire a massa da geladeira e, com uma faca, corte o rolo em fatias de 0,5 cm de espessura: os palmiers têm formato de coração. Transfira para uma assadeira grande, deixando espaço de pelo menos 1 cm entre cada um – lembre-se que eles crescem quando assam.
  8. Polvilhe com o restante da mistura de açúcar e canela. Leve ao forno preaquecido para assar por 20 minutos ou até que estejam dourados.
  9. Retire do forno e deixe esfriar antes de servir. Os palmiers duram até 3 dias armazenados num pote com fechamento hermético.

Fonte:  Panelinha

Biscoito Amanteigados

Receita de biscoito amanteigado

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar
  • 75 g de manteiga
  • ½ colher (chá) de extrato de baunilha
  • manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte uma assadeira grande com manteiga e enfarinhe com um pouco de farinha de trigo. 
  2. Numa tigela, junte a farinha, o açúcar, a manteiga e a essência de baunilha. Amasse bem com as mãos até formar uma massa lisa. Embale a massa com filme e leve para descansar na geladeira por 15 minutos. 
  3. Divida a massa em 3 porções. Modele um rolinho com cada porção e corte em fatias de 1 cm de espessura. Transfira para a assadeira, deixando cerca de 0,5 cm entre cada um. Com um garfo, aperte levemente cada biscoito pra marcar. 
  4. Leve ao forno para assar por cerca de 25 minutos ou até os biscoitos ficarem levemente dourados. Retire do forno, deixe esfriar antes de servir ou armazenar.

Fonte: Panelinha

Biscoito de Laranja

Receita de biscoito de laranja
Foto: Divulgação/Panelinha

Ingredientes

  • 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • ¼ de xícara (chá) de amido de milho
  • 150 g de manteiga em temperatura ambiente
  • raspas de 1 laranja
  • 1 pitada de sal
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a assadeira
  • 200 g de chocolate amargo 55% cacau (opcional)

Modo de preparo

  1. Numa tigela, misture a farinha com o açúcar, o amido de milho, as raspas de laranja e o sal. Junte a manteiga e misture bem com as mãos até formar uma massa lisa.
  2. Polvilhe a bancada com um pouco de farinha, divida a massa em 2 porções e modele cada uma num rolo de 3 cm de diâmetro. Corte 2 pedaços de papel manteiga um pouco maior que o rolo de massa, embale bem justinho e torça as pontas – além de manter o formato, o papel evita que a massa resseque enquanto firma na geladeira. Leve à geladeira para firmar por pelo menos 1 hora (se preferir, prepare no dia anterior).
  3. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo 2 assadeiras grandes (se preferir, utilize assadeiras antiaderentes).
  4. Retire 1 rolo de massa da geladeira de cada vez. Corte em fatias de 0,5 cm de espessura e disponha na assadeira, deixando espaço entre cada biscoito. Leve ao forno para assar por cerca de 10 minutos, ou até a lateral começar a dourar – os biscoitos terminam de firmar depois que esfriam.
  5. Retire do forno e deixe esfriar na própria assadeira enquanto prepara a próxima leva. Sirva puro ou banhe os biscoitos depois de frios no chocolate.

Fonte: Panelinha

Biscoito Champanhe Caseiro

Receita de biscoito champagne caseiro
Foto: Divulgação/Panelinha

Ingredientes

  • ⅔ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 2 ovos
  • 1 ½ colher (sopa) de amido de milho
  • 1 pitada de sal
  • açúcar de confeiteiro a gosto para polvilhar
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a assadeira

Modo de Preparo

  1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Unte 2 assadeiras médias com manteiga. Polvilhe com farinha de trigo, chacoalhe e bata sobre a pia para tirar o excesso.
  2. Numa tigela, misture a farinha com o amido e reserve. Leve uma panela com um pouco de água ao fogo baixo – ela vai ser usada para aquecer os ovos em banho-maria.
  3. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela maior de vidro (ou inox) – se um estiver estragado você não perde a receita. Junte o açúcar, o sal e misture bem. Encaixe a tigela na panela do banho-maria e mexa com uma espátula por 5 minutos, até os ovos aquecerem e o açúcar dissolver – levante uma porção com a espátula e, com a ponta dos dedos, verifique se os ovos estão aquecidos e sem grãozinhos de açúcar.
  4. Retire a tigela do banho-maria e, com o batedor de claras acoplado ao mixer,  bata os ovos até aumentar em 4 vezes o volume, formando uma espuma clara e densa (se preferir, bata os ovos na batedeira ou utilize uma batedeira manual).
  5. Acrescente aos poucos a mistura de farinha com amido, passando pela peneira. A cada adição, misture delicadamente com a espátula, fazendo movimentos de baixo para cima, para incorporar a farinha sem perder a aeração.
  6. Transfira a massa de biscoito para um saco de confeitar, torça bem para fechar e corte a ponta. Para preparar os biscoitos: aproxime a ponta do saco na assadeira, num ângulo de 45°, aperte delicadamente puxando para formar uma tira de 8 cm, pare de apertar e faça um movimento seco, no sentido contrário para finalizar. Repita até completar a assadeira, deixando 2 cm entre cada biscoito.
  7. Com uma peneira pequena, polvilhe açúcar de confeiteiro sobre os biscoitos e leve para assar por cerca de 10 minutos, ou até ficarem levemente dourados. Enquanto isso, prepare a outra assadeira. Deixe esfriar completamente, na própria  assadeira em temperatura ambiente, antes de armazenar ou usar.

Fonte: Panelinha

Vídeos

Se você prefere aprender receitas novas vendo vídeos, separamos uma série de receitas de biscoitos que você pode fazer enquanto assiste!

Biscoito de Chocolate

Biscoitinho de Trigo

Biscoito Passatempo

Bolacha de Coco

Cookies com Gotas de Chocolate

Bolacha Maria

Conclusão

Preparado(a) para colocar a mão na massa?

Espero que sim porque agora você tem 10 receitas para preparar e provar durante o cafezinho da tarde! E se quiser, você ainda conferir mais duas receitas: biscoito de amendoim e biscoito de coco crocante com cobertura de chocolate.

Aproveita e compartilha com seus amigos, porque biscoito agrada desde as crianças até os adultos, então provavelmente você conhece alguém que vai amar essas receitas.

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta