Quentão: 6 receitas para você variar no preparo desta bebida

Em dias frios, uma bebida quente, vai super bem, não é mesmo? Neste post, você confere receitas para variar no preparo do quentão/vinho quente e curiosidades sobre essa bebida

Bebidas e drinks

Atualizado em 06/10/2021

Receitas para variar no preparo do quentão/vinho quente

O quentão também conhecido no Brasil como vinho quente é uma bebida que pode ser preparada a partir do vinho tinto, branco e até mesmo cachaça. Muito presente nas festas juninas e julinas, o quentão também pode ser preparado sem álcool para que crianças e adolescentes também possam se deliciar com essa bebida que cai muito bem no inverno, pois como o nome já diz é servida quente.

Por isso, neste post, você vai conferir 6 receitas para você preparar um quentão cheio de sabor na cozinha da sua casa!

Mas antes de escolher sua receita favorita e se aventurar na cozinha, que tal conhecer um pouquinho da história do quentão?

Origem do quentão

Há quem diga que a bebida foi criada no interior de Minas Gerais, mas há quem garanta que a bebida foi criada em São Paulo quando a população decidiu em um belo dia acrescentar especiarias à cachaça. Na época, a bebida foi criada para as festividades em alusão a três santos, são eles: Santo Antônio, o santo casamenteiro, São Pedro e São João.

Mas com o passar do tempo, essa bebida caiu nas graças da população que foi inovando e utilizando outras bebidas, como o vinho no preparo do quentão.

Agora sim, você já sabe como tudo começou, então é hora de conhecer as receitas que vão conquistar o seu paladar.

Quentão de cachaça

Receita de quentão de cachaça
Foto: Divulgação/Panelinha

Ingredientes:

  • 3 xícaras (chá) de cachaça
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 1 ½ xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de gengibre ralado (um pedaço de cerca de 3 cm x 3 cm)
  • casca de 1 laranja
  • casca de 1 limão
  • 2 ramas de canela
  • 5 cravos-da-índia
  • 2 mini maçãs (opcional)

Modo de preparo:

  1. Numa panela média, coloque o açúcar, o gengibre ralado, a canela e o cravo. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar até o açúcar derreter completamente e formar um caramelo dourado — mexa de vez em quando para não queimar.
  2. Retire a panela do fogo, adicione as cascas de laranja e de limão e regue com a água aos poucos. Cuidado: se a panela estiver muito quente o líquido pode borbulhar. Mexa delicadamente para misturar — não se preocupe se parte do açúcar endurecer, ele vai dissolver durante o cozimento.
  3. Volte a panela ao fogo médio e misture a cachaça. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos.
  4. Enquanto o quentão cozinha, lave e seque as maçãs. Corte cada uma em 4 metades e descarte as sementes e o cabinho. Apoie o lado cortado de cada metade na tábua e faça fatias finas.
  5. Desligue o fogo e, com uma concha, sirva o quentão direto da panela. Distribua as maçãs nas canecas e sirva a seguir.

Fonte: Panelinha

Quentão de vinho

Neste vídeo do Canal Receitas de Pai, o Diego Assalve vai te ensinar a preparar o tradicional quentão de vinho. Além do vinho tinto suave, essa receita utiliza muitas especiarias, como canela em rama, cravo da índia, anis estrelado e gengibre para dar mais sabor a esta bebida. 

Quentão sem álcool de maçã

Receita de quentão sem álcool
Foto: Divulgação/Receitas Nestlé

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • meia colher (sopa) de cravo-da-índia
  • 3 rodelas de gengibre
  • 1 pedaço de canela em pau
  • 1 litro de suco de maçã integral
  • 2 maçãs vermelhas picadas

Modo de preparo:

  1. Em uma panela média coloque o açúcar, os cravos-da-índia, o gengibre e a canela. Deixe em fogo baixo até o açúcar caramelizar.
  2. Junte o suco de maçã e as maçãs picadas. Deixe ferver por 10 minutos ou até as maçãs ficarem macias.

Fonte: Receitas Nestlé

Quentão de vinho branco

Para inovar no preparo desta bebida, você pode usar o vinho branco, tanto o seco como o suave. Se você tiver o vinho seco, é só seguir o passo a passo deste vídeo. Agora, se você optar pelo vinho branco suave, você terá que diminuir a quantidade de açúcar para que a bebida não fique muito doce. Nesta receita, além do vinho branco, laranja e maçã estão entre os ingredientes utilizado para dar sabor a bebida alcóolica. 

Quentão funcional 

Neste vídeo, você vai aprender o passo a passo para preparar um quentão para lá de saudável. O ingrediente responsável por dar a cor para esta bebida é o hibisco. O hibisco quando incluído no seu dia a dia, é capaz de diminuir a pressão arterial, melhorar a saúde do fígado, controlar o colesterol e evitar a retenção de líquido. Com tantos benefícios, não perca mais tempo e aprenda a preparar esta delícia agora mesmo!

Quentão de vinho com gemada

A última receita deste post é para quem realmente ama gemada! Com este vídeo, além de aprender a preparar um delicioso quentão que combina vinho e cachaça, você vai conferir o passo a passo para preparar uma gemada cheia de sabor para incrementar o seu vinho quente e deixar esta bebida ainda mais bonita e gostosa.

Conclusão

Ao longo deste post, você pôde aprender como variar no preparo do quentão ou vinho quentão. Se você está pensando em fazer uma festa junina ou julina em sua casa, experimente preparar uma destas receitas, os seus convidados vão amar! E quando o assunto é festa junina, aproveite para conferir este post: 06 receitas para matar a saudade das Festas Juninas.

Além disso, neste post, tem receita na versão saudável para quem quer aproveitar essa bebida sem sair da dieta e ainda uma versão sem álcool para dividir com as crianças ou até mesmo grávidas.

Assim, fica mais fácil agradar todo mundo, não é mesmo? Você já provou uma dessas receitas? Como costuma preparar o quentão na sua casa? Conta a para a gente nos comentários!

Aproveite e compartilhe este post com seus amigos em suas redes sociais, assim mais pessoas poderão conhecer essas receitas.

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta