Dia Nacional do Café: 5 opções de café gourmet para ter em casa

Se o seu dia só começa depois do cafezinho, aproveite para conferir 5 opções de café gourmet para ter em casa e tornar esse momento ainda mais gostoso!

Bebidas e drinks

Atualizado em 24/05/2023

Mulher segurando com as duas mãos uma café gourmet com latteart

“O dia só começa depois que eu tomar o meu café!”. Essa frase também faz parte do seu vocabulário? Se sim, mostraremos a você 5 opções de café gourmet que vão deixar o seu Dia Nacional do Café, 24 de maio, ainda mais completo. Porém, antes, queremos que conheça como essa bebida indispensável começou a fazer parte da nossa rotina.

Quando pequeno, provavelmente você deve ter aprendido que o café foi descoberto na Etiópia, na África. Segundo a Lenda de Kaldi, a descoberta partiu de um pastor que percebeu que suas cabras ficavam cheias de energia após comerem uma fruta avermelhada, ele ficou intrigado e quis experimentar.

A reação não poderia ser outra: o pastor sentiu um gosto refrescante e agradável e, assim como suas cabras, se encheu de energia. Depois disso, os monges começaram a ingerir como bebida como estimulante, para deixá-los acordados durante as rezas e vigílias noturnas, isso no ano de 575 D.C, ou seja, há muitos anos!

Porém, a bebida ficou conhecida como é hoje apenas no século XIV, após o processo de torrefação, um marco para o café.

Já no Brasil, a semente sempre foi uma fonte de riqueza e, hoje, somos o maior produtor de café do mundo e o segundo maior consumidor, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Devido a sua forte importância na economia desde o século XIX, no dia 24 de maio, comemoramos o Dia Nacional do Café. Você já conhecia essa data?

Benefícios para a saúde

Mulher Com Camisa Floral Vermelha E Azul Branca Segurando Um Livro Branco
Foto: Divulgação/Cottonbro studio – via Pexels.

Você já se perguntou sobre o porquê de gostar tanto da segunda bebida mais consumida do mundo e se ela tem benefícios a oferecer para a nossa saúde? Sim. O café pode oferecer muito mais que um sabor incomparável e uma dose de energia.

Antes de conhecê-los, saiba que a dose diária ideal de cafeína para ter efeitos positivos é de até 400 mg.

Assim, o café pode ajudar no emagrecimento, na melhora do desempenho físico, alívio do estresse e auxilia na digestão. 

Além disso, também reduz as dores de cabeça, possui efeito anti-inflamatório, melhora sintomas respiratórios e pode prevenir o câncer, como mostra o Jornal CNN Brasil através de pesquisas.

Qual café devo comprar?

Se você ainda não está por dentro de como fazer a escolha perfeita do café e deseja impressionar as visitas ou apenas quer aproveitar um dia frio do outono com sabores diferentes, vamos ajudar você na sua escolha.

Antes de começar, aqui vai uma dica: já salva o link desse post em um lugar bem seguro, pois temos certeza que ajudará você nas suas próximas compras.

Kit Café Gourmet Baggio

Café Baggio

Uma das marcas mais conceituadas do mercado, a Baggio Café já foi premiada 13 vezes pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) e possui expertise em fazer o melhor café brasileiro com torrefação 100% própria.

Um de seus kits mais desejados e saborosos é composto por 3 pacotes de 250g, com grãos aromatizados de chocolate com avelã, trufado e caramelo, todos com grãos moídos, pensados justamente na sua praticidade.

O que acha de levar um sabor especial para suas manhãs e tardes? Conheça um pouquinho mais sobre esse café delicioso.

Café 3 Corações – Rituais

Café Gourmet 3 Corações - Rituais

Se você é um apreciador de café — ou da sua saúde — sabe que a diferença da qualidade dos produtos está no processo de produção e cuidados no plantio.

A 3 Corações se preocupa com o mesmo que você. Pensando em uma refeição mais saudável, o café moído da linha Rituais é orgânico, ou seja, totalmente livre de agrotóxicos, privilegia o uso de recursos naturais, a preservação ambiental, e a qualidade (sem perder o sabor).

Com notas de caramelo e nozes, o Café Orgânico 3 Corações é torrado e moído, adocicado e com baixa acidez.

Deixe que o sabor faça parte de todos os momentos do seu dia. Aproveite para já garantir o seu Café 3 Corações – Rituais.

Cafés Starbucks

Kit de Café - Starbucks

Acordou com aquela vontade de sentir o gostinho do café da maior rede de cafeterias do mundo, mas sem sair de casa?

Tudo bem, o Starbucks reconhece que nada melhor que o quentinho da nossa casa para tomar uma generosa xícara de café no outono.

Sabe por quê? Com produção estadunidense, ele possui um kit com 5 pacotes de 250g de café em pó para você apreciar, com 3 sabores diferentes, sendo eles: House Blend (com notas de castanhas e cacau intensificados na torra); Caffè Verona (bem equilibrado, com aroma de cacau amargo); e Pike Place Roast (textura cremosa e sabor com notas sutis de cacau e castanhas tostadas).

Leve o sabor mais desejado do mundo para dentro da sua casa, conheça os Cafés da Starbucks.

Café Orfeu

Café Orfeu

Café especial”. O conceito desse termo é muito maior do que uma expressão de impacto, na verdade, quando o usamos, estamos nos referindo a toda a sua história, do momento de plantio até ser colocado aí na sua xícara, com todo o cuidado, dedicação e respeito pelo cafezal e por você e seu bem-estar.

Mas, sim, o Café Moído Clássico é considerado especial.

Equilibrado e com torra média, essa é uma opção perfeita para servir com bolos secos frutados, mil-folhas e petit fours, pois possui notas florais, frutadas e de caramelo, que podem ser percebidas junto à acidez equilibrada, alta doçura e corpo aveludado.

Garanta essa experiência para você e sua família, aproveite para clicar aqui e adicionar ao seu carrinho.

Café L’OR

Café L'OR

Estimulando uma viagem por todos os nossos sentidos, a L’OR, marca francesa de café, supera suas expectativas através de seus grãos cuidadosamente selecionados, inspirando você a ter dias melhores e mais completos.

Resultando em um expresso bem elaborado devido a sua torra média, o café L’OR Forza Grãos envolve você em uma experiência única com seu aroma adocicado, leve acidez cítrica e notas de caramelo.

Inclua na sua lista de compras e aproveite um delicioso Café L’OR.

Preparando seu café

Depois de garantir o seu café gourmet preferido da minuciosa lista acima (ou todos eles), está na hora de dar o verdadeiro início ao seu dia. Antes disso, saiba como deixar seu café passado ainda mais gostoso com 8 dicas infalíveis.

Mas, caso vá receber uma visita especial no Dia Nacional do Café, surpreenda-a com sobremesas incríveis, temos uma lista irresistível de receitas — de bolos a panna cottas.

Conclusão

Agora, conte para a gente, tem como resistir à bebida mais consumida do mundo (depois da água)?

Nós sabemos! É impossível começar o dia sem uma xícara de café. Conhece mais alguém assim? Então envia o link desse post a ela e compartilhe dicas valiosas.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta