Feijão: 12 receitas de dar água na boca

Receitas

O feijão é uma leguminosa que possui inúmeras variedades, como: feijão branco, vermelho, carioca, preto, fradinho. O feijão está presente na casa dos brasileiros quase todos os dias em todas as regiões do país. Na maioria das vezes, o feijão é combinado com o arroz, que juntos formam um prato típico brasileiro.

Por isso, neste post, você aprenderá 12 formas de inovar na hora de preparar o feijão. O feijão é um alimento versátil que pode ser usado de inúmeras formas, até mesmo em receitas doces.

Aproveite cada uma das receitas publicadas neste post para surpreender sua família e seus amigos.

Feijoada

A primeira receita que deve ser provada por quem ama feijão é a feijoada. A feijoada leva muitos temperos e carnes variadas, especialmente os cortes suínos, que agregam mais sabor ao feijão e deixam o caldo mais encorpado. Esta receita permite inúmeros acompanhamentos, como arroz branco, couve-folha, laranja e farofa.

Feijoada
Foto: Divulgação/CyberCook

Salada de feijão branco com tomate seco

A variedade de feijões permite que inúmeros pratos possam ser feitos. O feijão branco, por exemplo, pode ser usado no preparo de saladas e outros pratos frios. Esta receita é super fácil de fazer e leva ingredientes, como feijão branco, pimenta, tomate seco e outros temperos. O segredo para fazer esta salada dar certo está no tempo do cozimento do feijão.

Salada de feijão branco com tomate seco
Foto: Divulgação/Panelinha

Sopa de feijão

A temperatura está caindo, portanto sopas e caldos quentes são ideais para serem consumidos em dias frios. Depois de cozido, o feijão pode se transformar uma bela sopa. Batata, macarrão e linguiça calabresa trazem sabor para este prato que pode ser consumida com pães torrados e queijo ralado.

Tutu de feijão

Sabe aquele pote de feijão cozido guardado no fundo do congelador? Ele pode se transformar em um prato extraordinariamente saboroso. Esta receita de tutu de feijão leva vários ingredientes, como farinha de milho, feijão cozido, bacon e muitos outros ingredientes que deixam este acompanhamento ainda mais delicioso.

Pastinha de feijão mexicana

Que tal se sentir no México por alguns minutos? Com esta receita de pastinha de feijão, você poderá provar um pouco da culinária mexicana. A pastinha é de preparo fácil e pode ser consumida com nachos/doritos ou tortilhas. No Cooky, você também encontra as receitas para aprender a fazer nachos e tortilhas em casa. Se você já sabe como produzir os nachos, aproveite para fazer esta receita de nachos recheados com carne, feijão e queijo.

Pastinha de feijão mexicana

Feijão tropeiro com linguiça na cachaça

Pensando em um prato para uma ocasião especial? Que tal um delicioso feijão tropeiro com linguiça na cachaça? Essa receita é fácil de fazer e leva inúmeros ingredientes saborosos, como feijão carioca, couve, alho, cebola e linguiça calabresa! Para acompanhar, você pode fazer um arroz branco e salada verde!

Feijão tropeiro com linguiça na cachaça

Farofa de feijão

A farofa de feijão é uma bela forma de variar no cardápio e também no modo de preparo do feijão. A farofa é uma ótima opção de acompanhamento para uma bela carne assada, por exemplo. Esta receita é super rápida e fácil de preparar. Aproveite esta receita para incluir os seus temperos favoritos.

Bolinho de feijoada

Você sabia que o feijão pode virar um delicioso petisco? Com esta receita do vídeo abaixo, você aprenderá a transformar as sobras de uma saborosa feijoada em um bolinho gostoso que poderá ser servido junto com uma refrescante caipirinha de limão.

Hambúrguer de feijão

Se você é vegetariano, esta receita é para você. Este hambúrguer é rico e proteínas e pode ser feito com vários tipos de feijão, como preto, vermelho ou carioca. Os ingredientes utilizados nesta receita são baratos e acessíveis e o resultado é um hambúrguer crocante por fora e suculento por dentro.

Hambúrguer de feijão
Foto: Divulgação

Homus de feijão branco

O homus é uma receita árabe feita tradicionalmente com o grão de bico. Porém, nesta receita você aprenderá que é possível substituir o grão de bico por feijão e obter um homus delicioso. O homus pode ser servido acompanhado de pão sírio como entrada ou aperitivo.

Homus de feijão branco
Foto: Divulgação

Feijoada de legumes

Para quem quer uma versão de feijoada mais leve ou não consome carne, a feijoada de legumes é a ideal. O feijão branco é a estrela deste prato que é acompanhado por legumes, como cenoura e berinjela. Outros ingredientes como couve-flor e cogumelos aumentam as quantidades de proteínas presentes no prato.

Feijão com bacon

Chegamos à última receita com feijão. Este feijão com bacon é muito saboroso e bem simples de fazer, por isso é ideal para estar presente no seu dia a dia acompanhado de um belo arroz branco.

Agora que você já sabe que é possível criar inúmeras receitas com um ingrediente tão simples e barato, é hora de pegar a panela de pressão e ir para a cozinhar preparar um belo feijão cozido e preparar uma nova receita.

E não esqueça de relevar nos comentários qual é a sua receita favorita feita com feijão.

Aproveite e compartilhe este post com seus amigos em suas redes sociais!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cooky © 2020. Todos os direitos reservados.