Aclamado mundialmente e com grande influência na cultura gastronômica de diversos países, o arroz é o ingrediente essencial nas refeições do mundo todo.

Com uma popularidade gigantesca, esse grão possui altos índices de produção. Para você ter dimensão dessa fama, trouxemos um dado muito curioso: você sabia que o Brasil é o maior produtor e consumidor de arroz fora da Ásia?

Através da globalização — vendo filmes, séries e, até mesmo, a expansão da culinária oriental para as cozinhas das Américas —, sabemos que os países asiáticos consomem muito arroz. Porém, no Brasil, a produção anual é de, em média, 15 milhões de toneladas (de arroz em casca) para atender o consumo de 12,14 milhões de toneladas.

E essa popularidade toda não é por acaso. Na verdade, o arroz é um dos alimentos mais acessíveis para comprar no Brasil, além de ser encontrado facilmente, o preço é um dos mais baixos, possibilitando que mais pessoas tenham acesso à alimentação.

Além disso, o custo-benefício é uma das principais vantagens, pois, com esse grão, é possível preparar inúmeras refeições, das mais fáceis às mais elaboradas e, inclusive, preparar apenas ele.

Falando em receitas fáceis, hoje trouxe o arroz com alho, um prato muito saboroso e que fica uma delícia em qualquer combinação.

Mas se é a primeira vez que você vai preparar arroz ou seu arroz está sempre fazendo parte do time dos empapados, aproveite para conferir o post sobre como preparar um arroz soltinho. Assim, ficará mais fácil para você acertar no preparo.

Agora, se além de dicas de preparo, você quiser algumas variações para deixar o seu arroz do dia a dia mais gostoso, você não pode perder esse post que já fizemos anteriormente.

Para preparar de maneiras diferentes, deixando o seu prato turbinado, e até mesmo mais saudável, você pode adicionar alguns ingredientes como milho ou ervilha, oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes…) ou vegetais (cenoura ou brócolis, por exemplo).

Preparou e sobrou?

Quem nunca fez uma refeição a mais para sobrar para o próximo dia, não é mesmo? Se esse é o seu caso, veja como guardar seu arroz:

  • Para congelar, se atente ao recipiente e ao modo de preparo, o ideal é armazenar em potes herméticos (preferencialmente de vidro, pois o plástico pode soltar substâncias químicas como o BPA) ou em saquinhos plásticos que você pode tirar o ar antes de congelar (pode ser com a ajuda de um canudinho);
  • Outra dica de armazenamento é colocar, entre a tampa e o arroz, um pedaço de papel alumínio, pois evita que forme cristais de gelo;
  • Se você preparar com a intenção de congelar, prefira temperá-lo apenas com sal, pois muitos temperos tendem a ficar com o sabor mais intenso;
  • Para descongelar, adicione uma colher de sopa de água, cubra com papel-toalha e leve ao micro-ondas de 1 a 3 minutos, misture, volte ao micro-ondas novamente e deixe descansar por 2 minutos.
  • Congelando, seu arroz será conservado por 3 meses, mas se você deixar apenas na geladeira (caso queira consumir em menos tempo) ele tem duração de 7 dias.

Não sabe o que fazer com a sobra do arroz? Fique tranquilo, pois a solução está bem aqui: existem diversas receitas que podem ajudar você, como o Arancini, um delicioso bolinho com sobra de risoto; bolinho de arroz, tradicional e saboroso; ou um incrível arroz de forno, o prato que surpreende qualquer pessoa.

Mito ou verdade?

Chegou aquele momento de tirar suas dúvidas sobre alguns comentários que ouvimos falar, mas que não temos certeza se é verdade ou não.

  • Arroz e feijão se complementam? VERDADE! Tanto em sabor, fonte de energia e nutrientes, além disso, promovem maior saciedade.
  • Arroz integral é melhor que o branco? VERDADE! Devido ao processo de limpeza do integral, as fibras e nutrientes são mantidos.
  • O arroz integral é bom para o cérebro? VERDADE! Ele possui magnésio, um nutriente importante para muitas ações do cérebro.
  • É preciso lavar o arroz? MITO! Esse processo aumenta as chances de perder alguns nutrientes, por não ter mais a casca de proteção, além disso, devido ao arroz ter amido, se lavar, ele fica grudento, por ter sido hidratado previamente.

Conseguiu preparar um arroz com alho muito saboroso e, ainda por cima, tirar todas as suas dúvidas sobre um dos ingredientes mais populares do mundo todo? Se sim, compartilhe com a sua família!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Ingredientes

  • 2 xícaras de chá de arroz branco;
  • 12 dentes de alho;
  • 4 colheres de sopa de óleo de milho ou canola;
  • 2 colheres de chá, rasas, de sal.

Modo de preparo

Modo de preparo do arroz de alho

Descasque os dentes de alho e pique todos muito bem. Numa panela, coloque o óleo, e quando estiver quente, adicione o alho e frite até ficar dourado. Tome cuidado, pois é muito fácil passar do ponto. Em seguida, retire-o com a ajuda de uma escumadeira e reserve.

No óleo que você fritou o alho, acrescente o arroz, frite bem e adicione o sal. Coloque 4 xícaras de água, mexa e tampe a panela. Cozinhe em fogo médio até secar a água. Quando perceber que está secando, baixe o fogo e verifique se o arroz já está cozido. Quando estiver pronto, adicione o alho frito, mexa bem e sirva.

Adoro cozinhar aos finais semana, escolher uma receita e prepará-la com carinho para a família e amigos. Cozinhar para mim é uma terapia e uma reinvenção de sabores.

Gostou da receita? Deixe seus comentários, dúvidas ou ainda envie uma foto do resultado

4.1 27 votes
Avaliação da Receita
Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Rafaella Rebello
criada por: Rafaella Rebello
Avaliação da receita
(27 votos, média 4.1)
Rendimento 3 - 4 pessoas
Duração 25 min
Dificuldade Fácil